Mercados

Dólar e Ibovespa futuro têm dia volátil; veja o que move o mercado hoje

20 dez 2022, 9:10 - atualizado em 20 dez 2022, 9:10
B3 Ibovespa 56
Ibovespa futuro e dólar operam voláteis na abertura desta terça (Imagem: Facebook/B3)

O Ibovespa futuro operava volátil nesta terça-feira (20). O índice abriu o dia em alta, mas virou para queda de 0,15%, valendo 106.510 pontos.

Na véspera, o índice futuro fechou no verde, com valorização de 1,94%, aos 106.675 pontos. 

O dólar comercial também operava sem direção clara nesta manhã. Na abertura, a moeda recuava 0,10%, valendo R$ 5,309. 

Na sexta-feira (16), ao dólar era vendido a R$ 5,31. A moeda fechou o dia em alta, após a decisão do ministro do STF Gilmar Mendes de conceder liminar que retira o Bolsa Família da regra do teto de gastos, com investidores tentando entender como a medida afeta a tramitação da PEC da Transição na Câmara dos Deputados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mercados hoje

Ibovespa (IBOV) hoje se surpreende com ‘surpresinhas’ antes do Natal

Para quem esperava surpresas apenas no ano que vem, 2022 entra na reta final ainda surpreendendo os mercados globais. Lá fora, o Banco Central do Japão (BoJ) tornou-se o último grande a permitir um aumento na taxa de juros, encerrando a era de política monetária ultrafrouxa.

A inesperada mudança no rendimento do bônus referencial japonês (JGB) fortalece o iene e penaliza as bolsas internacionais. Por aqui, o Ibovespa aprovou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que encerra o poder no Centrão.

Porém, engana-se quem apostava em um confronto direto entre o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar das derrotas ao bloco fisiológico de partidos, tanto em relação à retirada do Bolsa Família do teto dos gastos quanto ao orçamento secreto, as negociações políticas prosseguiram.

*Com Olivia Bulla

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.