Inflação dos EUA amarga manhã dos ativos de risco globais; Ibovespa futuro e dólar recuam
O Ibovespa futuro iniciou a sessão desta terça-feira (9) em queda de 0,30%, aos 108.320 pontos. A Terra Investimentos afirma que o índice deve mostrar recuperação nos próximos dias e testar resistência importante.
O futuro do Ibovespa acompanha os mercados norte-americanos. Em Nova York, os índices acionários futuros operam em queda, com os investidores aguardando o dado de inflação dos EUA.
Também pressiona os mercados o impasse da dívida americana. O presidente Joe Biden segue negociando alguma saída, que pode ser a elevação do teto mais uma vez, avalia a Guide.
Às 8h52, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuavam 0,15%, 0,10% e 0,01%, respectivamente.
O dólar também abriu esta o pregão de hoje em baixa de 0,04%, cotado a R$ 4,9841.
O que movimenta o dia?
Hoje, as atenções estão voltadas para a divulgação do índice de preços ao consumidor sos EUA referente a abril. As expectativas do mercado são de que o índice se mantenha estável em 5% e o núcleo do CPI.
Segundo a XP Investimentos, os dados são importantes para indicar se o ciclo de aperto monetário conduzido pelo Federal Reserve está de fato impactando a inflação, e pode alterar as apostas dos investidores quanto à uma possível nova elevação de juros.
-
- Quem tem medo do Leão? O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
Também hoje serão divulgados dados de inflação ao consumidor e produtor na China, com expectativa de alta de 0,3% e queda de 3,2%, respectivamente.
No Brasil, o destaque da agenda econômica é o dado de produção industrial de março do IBGE. A agenda de balanços também será agitada, com os resultados da Copel, PetroRecôncavo, Enauta, entre outros, saindo hoje.