Acabou o otimismo? Ibovespa futuro recua em busca de respostas sobre Selic; dólar avança
O Ibovespa futuro iniciou a sessão desta terça-feira (9) em queda de 0,15%, aos 106.845 pontos, com as atenções voltadas para a divulgação da ata do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom).
Já o dólar abriu esta o pregão de hoje em baixa de 0,07%, cotado a R$ 5,0064, mas virou para alta de 0,25%. Segundo a Terra Investimentos, a moeda norte-americana volta a se aproximar da região suporte.
Os ativos de risco globais estão abrindo a sessão de hoje em tom predominantemente negativo, com investidores avaliando dados mais fracos do que o esperado na China.
Em Nova York, os índices acionários futuros operam em queda aguardando o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) da economia americana, na quarta (10). Também pressiona os mercados o impasse da dívida americana. Às 8h20, Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuavam 0,36%, 0,37% e 0,40%, respectivamente.
Enfraquecimento da economia global
Na China, dados de saldo comercial piores que a expectativa mostraram uma diminuição nas importações e crescimento mais lento das exportações. De acordo com a XP, os dados são mais um sinal que a recuperação no país ainda não engrenou como se esperava.
Os analistas da Guide ainda explicam que a recuperação ainda lenta do consumo interno, junto da recente piora das perspectivas com os Estados Unidos, pinta um quadro de “enfraquecimento da economia global”.
-
- Quem tem medo do Leão? O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
No Brasil, o investidor debruça sobre a ata do Copom. Segundo a Guide, o mercado busca informações que o auxiliem a calibrar expectativas com os próximos passos do BC após o comunicado trazer linguagem levemente mais branda.
No pano de fundo, o mercado também segue acompanhando o trâmite do novo marco fiscal no Congresso, onde possivelmente o texto deverá enfrentar mudanças que visam o deixar mais robusto.