Mercados

Dólar opera volátil e Ibovespa futuro tenta seguir NY de olho na prévia da inflação

26 abr 2023, 9:17 - atualizado em 26 abr 2023, 9:17
B3 Ibovespa 56
Dólar e Ibovespa futuro operam entre perdas e ganhos na abertura do dia (Imagem: Facebook/B3)

O dólar abriu o pregão desta quarta-feira (26) em queda de 0,21%, cotado a R$ 5,0389. No entanto, operava sem direção clara.

Já o Ibovespa futuro abriu a sessão de hoje em leve baixa de 0,07%, aos 105.475 pontos. Apesar da queda na abertura, o índice futuro tentava firmar alta, deixando a abertura do pregão à vista indefinida.

O dia deve ser pautado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15. A expectativa é de que a prévia da inflação oficial desacelere, apontando para mais um acumulado próximo à meta perseguida pelo Banco Central.

A XP Investimentos explica que o resultado do IPCA-15 será fundamental para sinalizar se as pressões inflacionárias continuam a arrefecer, abrindo espaço para um afrouxamento da política monetária no Brasil nos próximos meses.

Em Nova York, os índices acionários indicam alguma recuperação dos mercados, enquanto gigantes de tecnologia avançam após divulgação de resultados positivos. Por volta das 8h40, os futuros de Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq avançavam 0,05%, 0,05% e 0,74%, respectivamente.

O maior apetite ao risco vindo do exterior somado à desaceleração da inflação em abril pode ajudar no desempenho local, diz a Ágora Investimentos. Entretanto, diante das incertezas locais, ainda é improvável que o movimento de melhora seja longo e sustentável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agenda do dia

Na Espanha, o presidente Lula (PT) voltou a se posicionar contra as privatizações. Em seu discurso, ele disse é que necessários fazer parcerias com empresários. “Não vamos privatizar nenhuma empresa, não vamos vender patrimônio público para saldar dívidas. O que precisamos é fazer parcerias com empresas”, afirmou.

Ele ainda voltou a dizer ser favorável à criação de uma moeda única para negociar com países da América Latina.

Além disso, ainda no campo nacional, a temporada de resultados ganha mais tração. Hoje, WEG (WEGE3) e Gol (GOLL4) divulgaram balanço antes da abertura dos mercados. Mais tarde, Vale (VALE3), 3R (RRRP3) soltam os números do 1T23.

No exterior, são divulgados os pedidos de bens duráveis e estoques de varejo nos Estado Unidos.

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.