Dólar e Ibovespa futuro buscam recuperação em segunda-feira (13) morna
O Ibovespa futuro abriu esta segunda-feira (13) em alta de 0,12%, aos 108.100 pontos. Hoje, o mercado está atento à participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, no Roda Viva, que vai ao ar na TV Cultura a partir das 22h.
Porém, a entrevista será gravada à tarde, entre 17h e 19h, e parte do conteúdo pode vazar ainda durante o pregão. Além disso, a temporada de balanços segue movimentando o mercado.
BTG Pactual (BPAC11) já divulgou seus resultados. Depois do fechamento do pregão, Banco do Brasil (BBAS3) e outras empresas divulgam seus números trimestrais hoje.
Ainda nesta manhã, o dólar operava em alta de 0,22%, cotado a R$ 5,2265. Na sexta-feira (10), a divisa era vendida a R$ 5,22.
A moeda norte-americana recuou ao final da semana passada, na esteira de movimento de realização de lucros, mas ainda fechou a semana com fortes ganhos, conforme investidores seguem preocupados com a possibilidade de o BC ceder a críticas do governo sobre a conduta da política monetária.
Mercados hoje
Ibovespa hoje tem pregão morno, mas semana pré-carnaval será quente; veja o que está no radar
O Ibovespa (IBOV) inicia a semana que antecede o carnaval de olho no que está por vir. Enquanto lá fora os mercados globais aguardam os dados de inflação nos Estados Unidos, amanhã, aqui, a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) na quinta-feira (16) rouba a cena.
Com isso, o pregão de hoje deve ser morno. Mas a agitação deve contagiar os investidores à medida que a folia se aproxima. Afinal, a semana promete ser quente. Inicialmente, o foco dos mercados está no índice de preços ao consumidor nos EUA (CPI).
Vale lembrar que os números do CPI abalaram os negócios com ações em 2022 e a leitura do indicador nesta terça-feira (14) não deve ser diferente. O resultado de janeiro pode fornecer mais pistas sobre quando o Federal Reserve irá interromper o ciclo de aperto dos juros e se conseguirá conduzir a economia dos EUA a um “pouso suave”.
*Com Olívia Bulla e Reuters