Mercados

Ibovespa é contaminado pelo pessimismo exterior; índice futuro recua e dólar engata alta

15 jun 2023, 9:09 - atualizado em 15 jun 2023, 16:46
Ibovespa Dólar
Ibovespa futuro recua contaminado pelo exterior (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O Ibovespa futuro abriu o pregão desta quinta-feira (15) em queda de 0,24%, cotado aos 120.040 pontos. O dólar, por sua vez, abriu a sessão de hoje em alta de 0,18%, valendo R$ 4,8231.

Ontem (14), a agência de rating S&P revisou a perspectiva de risco soberano do Brasil de estável para positivo, abrindo as portas para outras agências fazerem o mesmo. A notícia levou o Ibovespa para próximo das máximas da sessão.

O otimismo, no entanto, não segue no pregão de hoje, que é contaminado pelo pessimismo no exterior.

As bolsas internacionais operam em baixa nesta manhã, com destaque para as americanas. Em Nova York, às 08h30, os futuros de Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuavam 0,22%, 0,38% e 0,69%, respectivamente.

  • GIRO DO MERCADO: Seu programa diário de segunda a sexta-feira, sempre ao meio-dia para te trazer todas as notícias que fervem no mercado financeiro e as análises que impulsionam seus investimentos! Salve o link e não perca!

A queda dos índices, segundo a Guide Investimentos, reflete a decisão do FOMC de ontem, que manteve a taxa de juros dos Estados Unidos inalterada, mas sinalizou a possibilidade de subir mais duas vezes neste ano.

Enquanto outros Bancos Centrais seguem na direção de maior contração monetária, na China, o PBoC anunciou mais um corte nos juros, desta vez as de médio prazo. Em compensação, os dados de produção industrial e investimento agregado vieram abaixo do esperado.

Para hoje, o mercado aguarda decisão da política monetária do BC europeu, que deve subir a taxa de juros em 0,25 ponto percentual. O BCE pode optar também por um discurso mais duro, sinalizando que deve continuar com o aperto nas próximas reuniões.

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.