Mau humor global contamina Ibovespa: Índice futuro recua, enquanto dólar sobe
O Ibovespa futuro abriu a sessão desta quarta-feira (31) em queda de 0,27%, valendo 109.075 pontos. O índice deve ser contaminado pelo mau humor dos mercados globais.
As bolsas estão abrindo o dia em baixa generalizada após dados da economia chinesa mostrarem uma maior fraqueza, diz a Guide. O destaque vai para o PMI Industrial da China, que mostrou uma retração da produção do setor no mês de abril, quando a expectativa ainda era de expansão.
Em Nova York, os futuros de Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq recuavam 0,15%, 0,26%, 0,23%, respectivamente, às 08h35.
O dólar, por sua vez, começou o pregão de hoje em alta de 0,69%, cotado aos R$ 5,0706. A moeda norte-americana amplia a valorização de ontem, após a inflação medida pelo IGP-M elevar a percepção de que a taxa básica Selic poderá começar a cair, enquanto nos Estados Unidos crescem as apostas de que os juros seguirão elevados.
O que move o dia?
Nos EUA, o destaque do dia fica para a votação da suspensão do teto da dívida americana. Embora seja amplamente esperada uma aprovação, é um tema sensível ao mercado, diz a Guide.
Além disso, os investidores acompanham o dado de oferta de emprego do JOLTS, que sai às 11h, para o Livro Bege, às 15h e para as falas de alguns dos membros do Fed que ocorrem ao longo do dia.
-
- Quem tem medo do Leão? O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
Na Europa, o mercado aguarda o discurso da presidente do Banco Central, Christine Lagarde, às 9h30.
Já no Brasil, hoje saem os dados de emprego do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), com o número oficial de desemprego do país. Espera-se um recuo desta para o nível de 8,6%.