Mercados

Mau humor global contamina Ibovespa: Índice futuro recua, enquanto dólar sobe

31 maio 2023, 9:13 - atualizado em 31 maio 2023, 9:26
Ibovespa Dólar
Mau humor global deve contaminar o Ibovespa (Imagem: Patricia Monteiro/Bloomberg)

O Ibovespa futuro abriu a sessão desta quarta-feira (31) em queda de 0,27%, valendo 109.075 pontos. O índice deve ser contaminado pelo mau humor dos mercados globais.

As bolsas estão abrindo o dia em baixa generalizada após dados da economia chinesa mostrarem uma maior fraqueza, diz a Guide. O destaque vai para o PMI Industrial da China, que mostrou uma retração da produção do setor no mês de abril, quando a expectativa ainda era de expansão.

Em Nova York, os futuros de Dow JonesS&P 500 e Nasdaq recuavam 0,15%, 0,26%, 0,23%, respectivamente, às 08h35.

O dólar, por sua vez, começou o pregão de hoje em alta de 0,69%, cotado aos R$ 5,0706. A moeda norte-americana amplia a valorização de ontem, após a inflação medida pelo IGP-M elevar a percepção de que a taxa básica Selic poderá começar a cair, enquanto nos Estados Unidos crescem as apostas de que os juros seguirão elevados.

O que move o dia?

Nos EUA, o destaque do dia fica para a votação da suspensão do teto da dívida americana. Embora seja amplamente esperada uma aprovação, é um tema sensível ao mercado, diz a Guide.

Além disso, os investidores acompanham o dado de oferta de emprego do JOLTS, que sai às 11h, para o Livro Bege, às 15h e para as falas de alguns dos membros do Fed que ocorrem ao longo do dia.

Na Europa, o mercado aguarda o discurso da presidente do Banco Central, Christine Lagarde, às 9h30.

Já no Brasil, hoje saem os dados de emprego do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), com o número oficial de desemprego do país. Espera-se um recuo desta para o nível de 8,6%.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar