Mercados

Dólar volta a subir nesta quarta (28) e Ibovespa futuro amplia queda

28 set 2022, 9:09 - atualizado em 28 set 2022, 9:28
Mercados
Dólar sobe e Ibovespa futuro cai na abertura desta quarta (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O dólar abriu o pregão desta quarta-feira (28) em alta de 0,58%, a R$ 5,4135.

A moeda recupera a queda de 0,07% de terça-feira (27), quando era vendida a R$ 5,3765, após dois dias de forte alta frente ao real.

Ainda nesta manhã, às 9h02, o Ibovespa futuro operava em queda de 0,75%, a 108.300 pontos.

Na véspera, o índice futuro fechou o pregão próximo a estabilidade, com leve baixa de 0,02%, a 109.120 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mercados hoje

Ibovespa hoje: Dia começa feio nos mercados, mas volatilidade reina

Ibovespa acabou sucumbindo ontem à pressão negativa vinda dos mercados internacionais, com o rali de alívio tendo vida curta. Hoje, a história pode ser a mesma, porém, começando pela ordem inversa, com qualquer piora adicional nesta quarta podendo abrir espaço para uma recuperação nos preços.

Considerando-se as perdas dos ativos de risco no exterior nesta manhã, a bolsa brasileira tem tudo para ampliar a sequência de perdas após cair ontem pela terceira sessão seguida. Os índices futuros das bolsas de Nova York são negociados em baixa nesta manhã, porém, já bem longe das mínimas na madrugada. Ainda assim, Wall Street corre o risco de cravar sete dias consecutivos de perdas. O foco está no aumento nos rendimentos (yields) dos títulos soberanos dos Estados Unidos (Treasuries), que reprime o apetite por risco dos investidores.

O yield da Treasury de 10 anos (T-note) alcançou a marca de 4% pela primeira vez desde a crise de 2008, refletindo a determinação do Federal Reserve de combater a inflação. A preocupação  é de que o aperto da taxa de juros nos EUA irá prejudicar a economia e os lucros das empresas, levando à recessão.

Com isso, o movimento no mercado de bônus conduz uma forte onda vendedora (sell off) entre as ações globais. Ao mesmo tempo, o fortalecimento do dólar penaliza as commodities. Por ora, a interrupção no Nord Stream impulsiona os preços do petróleo, apagando a queda vista mais cedo. Na China, o minério de ferro oscilou em alta antes do longo feriado que se aproxima.

*Com Olivia Bulla

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.