Dólar busca recuperação e Ibovespa futuro balança com aversão ao risco renovada
O dólar abriu esta quinta-feira (19) em alta de 1,14%, cotado a R$ 5,2456.
Na véspera, a divisa era vendida a R$ 5,16. A moeda fechou o dia em alta, após declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre possíveis mudanças no salário mínimo, bem como no Imposto de Renda, e diante do fortalecimento da moeda norte-americana no exterior na parte da tarde.
Ainda nesta manhã, o Ibovespa futuro operava em queda de 1,14%, cotado aos 111.680 mil pontos.
Na quarta-feira (18), o índice futuro fechou com valorização de 0,40%, valendo 112.970 mil pontos.
Mercados hoje
O Ibovespa inicia o pregão desta quinta no meio da queda-de-braço entre governo e mercado. A disputa ganhou um novo capítulo ontem, com as falas de Lula. Nem o desconforto com o discurso nem o sinal negativo vindo do exterior foram capazes de impedir mais uma sessão de ganhos.
Hoje, porém, a bolsa brasileira não deve conseguir escapar ilesa. Além da renovada aversão ao risco nos mercados globais nesta manhã, novas falas mais duras do presidente da República devem pressionar os negócios locais.
Na primeira entrevista exclusiva à imprensa nacional, Lula falou à GloboNews. Boa parte da conversa foi dedicada aos atos antidemocráticos. Ele afirmou que o ocorrido em 8 de janeiro em Brasília foi uma tentativa de golpe patrocinada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e pelas Forças Armadas.
*Com Olivia Bulla e Reuters