Ibovespa futuro amplia quedas e dólar volta a subir em dia de Fed
O Ibovespa futuro abriu esta quarta-feira (14) em queda de 0,88%, cotado aos 102.700 pontos.
Na véspera, o índice futuro fechou no vermelho, com desvalorização de 1,17%, aos 103.610 pontos.
Ainda esta manhã, o dólar subia 0,38%, valendo R$ 5,3140, na abertura.
Na terça-feira (13), a moeda era vendida a R$ 5,30. O dólar fechou o dia em leve queda, após o mercado reagir de forma sensível ao nome do ex-ministro Aloizio Mercadante na presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Mercados hoje
Hoje é dia de Fed, mas reação do Ibovespa (IBOV) é aos escolhidos por Lula
O Ibovespa não tem reagido bem aos escolhidos para a equipe econômica do próximo governo. O primeiro mal-estar foi causado pelo nome de Fernando Haddad no comando do Ministério da Fazenda. Depois, a indisposição voltou com a indicação de Aloizio Mercadante para o BNDES. A indignação é de que o presidente eleito não tem dado ouvidos aos anseios dos investidores.
A expectativa é de que, passadas as incertezas locais de curto prazo, o Brasil será a “peça bonitinha” entre os mercados globais, onde prevalecem o cenário de juros e inflação altos e o risco de recessão. Aliás, os ativos de risco lá fora amanheceram em cima do muro, à espera da última decisão do ano do Federal Reserve, às 16h.
Por mais que o Fed reduza hoje o ritmo de alta na taxa de juros dos Estados Unidos e que a inflação ao consumidor norte-americano tenha de fato alcançado o pico, ainda é cedo para comemorar.
*Com Olivia Bulla