Previdência Privada

Abrapp espera ter plano familiar e Prev Sonho ainda este ano

06 nov 2018, 14:40 - atualizado em 06 nov 2018, 14:40
(Reprodução/Redes Sociais)

Por Arena do Pavini – A Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar  (Abrapp) espera aprovar no dia 8 de novembro em sua assembleia de associados um plano familiar, que vai permitir aos parentes de associados dos planos ter previdência privada fechada. Hoje, somente pessoas ligadas a empresa que patrocina o fundo, ou seja, seus funcionários, tem acesso aos planos fechados. Segundo o presidente da Abrapp, Luiz Ricardo Marcondes Martins, a aprovação do chamado Plano Família Abrapp poderia trazer um público de 6,5 milhões de familiares para os planos fechados. “Hoje temos 2,5 milhões de participantes e 800 mil aposentados, então podemos mais que dobrar esse público atendido hoje”, diz. Para isso, porém, a Abrapp precisa aprovar uma mudança em seu estatuto permitindo que a entidade crie esse plano.

Com a aprovação pelos fundações da mudança do estatuto da Abrapp, a associação criara planos empresariais em seu nome para as fundações oferecerem aos parentes de seus associados. A vantagem, diz, é que o próprio associado servirá de “vendedor do novo plano”.

Alem do plano familiar, a Abrapp aguarda a aprovação na primeira quinzena deste mês pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) do CNPJ próprio para cada plano de previdência fechado. Hoje, o CNPJ de todos os planos é o da fundação, o que contamina todos os planos se um tiver um problema. Isso dará mas segurança para o sistema, acredita Martins.

Ele espera também a aprovação pela Previc, reguladora do setor, do Prev Sonho, um fundo de previdência fechado mais flexível, que permitirá resgates para eventos específicos como cursos ou compra de imóvel. O objetivo é atrair os mais jovens para a previdência privada. Martins acredita que o Prev Sonho pode ser aprovado esta semana.

Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.