ABNT lançará novas normas na prevenção e combate a incêndios florestais
No momento no qual o Pantanal sofre com nova onda de queimadas, que pode superar a de 2020, apesar de muito por ação do fenômeno de mais um ano de seca, o Brasil vai ganhar um guia com novas práticas de combate a incêndios florestais. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançará novo documento normativo sobre o tema, dia 25.
A Prática Recomendada ABNT PR 1014 abordará, na prevenção e combate, informações que vão da característica dos incêndios, medidas preventivas, qualificação e capacitação das equipes combatentes, utilização dos equipamentos de proteção individual, coletivos e ferramentas, bem como os aditivos para água de combate, as viaturas e aeronaves usadas nas operações, procedimentos básicos de combate e plano de proteção.
E deverá ser seguida por órgãos estaduais, municipais e agentes privados.
Além da investigação das causas e origens, em um processo de “ação humana e de alterações climáticas que são responsáveis pela maioria dos incêndios florestais, que acarretam inúmeros prejuízos, como acidentes, redução da biodiversidade por meio da perda de florestas e matas nativas, alterações na flora, redução na umidade do ar, aumento da poluição ambiental, problemas de saúde pública, destruição de reservas, perdas de áreas de pastagem, culturas, moradias, veículos e equipamentos”, explica o presidente do órgão, Mario William Esper.
A ABNT é o único e principal foro nacional responsável pela elaboração de Normas Brasileiras (NBR) destinadas aos mais diversos setores e representante do país no tocante as principais discussões internacionais.