BusinessTimes

Abilio Diniz: Políticos e associações lamentam morte de empresário; confira

19 fev 2024, 13:25 - atualizado em 19 fev 2024, 13:25
Abilio Diniz
Abilio Diniz faleceu no domingo (18); políticos e associações se manifestam (Imagem: Facebook/ Abilio Diniz)

O empresário Abilio Diniz faleceu no domingo (18). O empresário, ex-dono do Pão de Açúcar (PCAR3) e acionista do Carrefour (CFRB3), estava internado no Hospital Albert Einstein há cerca de um mês.

Abilio faleceu de insuficiência respiratória causada por uma pneumonite. Segundo notícias da imprensa, em janeiro, o empresário se sentiu mal durante uma viagem a Aspen, nos Estados Unidos, e precisou ser transportado ao Brasil numa UTI aérea.

Políticos, empresários e associações vem se manifestando sobre o ocorrido desde que a notícia veio a público.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Morte de Abilio Diniz: veja as manifestações

Grupo Carrefour Brasil

Recebemos com imensa tristeza a notícia do falecimento do nosso amigo e vice-presidente do Conselho de Administração, Abilio Diniz.

Tivemos a honra de trabalhar lado a lado com o mais respeitado e admirado empresário do varejo brasileiro, que nos incentivou a buscar sermos melhores todos os dias. Ao longo de quase uma década, Abilio empenhou sua visão e habilidade únicas no desenvolvimento e amadurecimento de nossa empresa, e o legado que ele nos deixa é inestimável.

Abilio foi mais que um empreendedor de sucesso. Foi um exemplo de dedicação e amor à família, à educação, aos esportes, à saúde, à espiritualidade e ao Brasil. Um exemplo de ser humano, que deixa para sempre seu nome e sua marca na história do nosso País.

Neste dia triste, o Grupo Carrefour Brasil, seu Conselho de Administração e seus colaboradores e colaboradoras se solidarizam com a família de Abilio, com quem estão nossos pensamentos neste momento.

São Paulo Futebol Clube

Com o mais profundo pesar, o São Paulo Futebol Clube lamenta o falecimento do empresário e ilustre são-paulino Abílio Diniz, aos 87 anos. Ele foi vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite.

Empresário, Abílio se tornou figura pública importante no cenário nacional, e sempre se fez presente no ambiente são-paulino, agregando conhecimento e muita torcida.

O São Paulo declara luto oficial de três dias, e deseja força aos amigos e familiares.

Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil

Recebi com grande pesar a notícia do falecimento de Abilio Diniz, um dos maiores empresários brasileiros. Sua vitalidade, dedicação ao trabalho e fé no Brasil formaram grandes lições de vida. Que seu exemplo continue a inspirar as próximas gerações de empresários no Brasil. Transmito meus sentimentos a seus familiares e amigos.

Tarcísio de Freitas, governador do Estado de São Paulo

Com enorme pesar, acabo de receber a notícia do falecimento de Abílio Diniz, por quem sempre tive uma grande admiração. Abílio teve uma trajetória brilhante não só pelo seu empreendedorismo, mas também pelo estilo de vida que inspirava muita gente a aspirar sua longevidade e energia. Acima de tudo, via nele alguém sempre torcendo para ver o Brasil dar certo, e trabalhou toda sua vida para isso, gerando emprego pra muita gente, sem deixar de olhar para o próximo. Que Deus o receba em sua infinita graça e conforte o coração de toda a sua família.

Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo

Abilio Diniz nos deixa, e deixa um legado de exemplo a ser seguido. Empresário bem-sucedido, gerador de emprego e de renda, ele também era pessoa admirável; um apaixonado por seu País e um sobrevivente aos infortúnios. Não baixou a guarda nem quando perdeu precocemente um filho, quando foi vítima da criminalidade, ou quando enfrentou históricas crises econômicas. Foi um grande brasileiro, paulista e paulistano. Fica a minha homenagem e o meu reconhecimento por tudo o que construiu e por tudo o continuará representando para todos nós. Fará muita falta. Aos familiares e amigos, minhas condolências. Que Deus lhes conforte neste momento difícil.

FGV

A Fundação Getulio Vargas (FGV) recebeu, com extremo pesar, a notícia do falecimento do seu professor e ex-aluno, Abilio Diniz, aos 87 anos. Fundador do Grupo Pão de Açúcar e líder de outros inúmeros empreendimentos ao longo de sua vida, Diniz deixa como legado sua trajetória como empresário, a qual inspirou e inspira milhões de pessoas no Brasil e no mundo.

A história de Abilio Diniz se encontrou com a da FGV ainda nos anos 1950, quando ingressou como aluno na graduação em Administração de Empresas da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), em 1956. Apenas três anos depois ele fundou, ao lado do pai, o supermercado Pão de Açúcar, que se tornaria nas décadas seguintes a maior rede varejista da América Latina.

Já como empresário bem-sucedido e admirado no Brasil e no mundo, idealizou o curso de especialização Liderança 360°, oferecido pela FGV Educação Executiva desde 2010. Este programa foi responsável por capacitar milhares de empreendedores brasileiros a partir dos ensinamentos e da visão de negócios de um empresário muito capaz e especial.

A FGV presta as mais sinceras condolências e solidariedades aos seus familiares e amigos. O velório será aberto ao público nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, das 11h às 15h, no Salão Nobre do Estádio do Morumbi, na cidade de São Paulo.

CNI

Foi com grande pesar que a Confederação Nacional da Indústria (CNI) recebeu a notícia do falecimento do empresário Abilio Diniz, neste domingo, 18 de fevereiro de 2024.

À frente do Grupo Pão de Açúcar, Abilio Diniz foi fundamental para a modernização e a expansão do varejo brasileiro, em especial do setor de supermercados. Com espírito empreendedor e visão inovadora, superou diversos desafios, enfrentou crises, criou empregos e gerou riquezas, dando uma importante contribuição para o desenvolvimento econômico do país.

Além da vitoriosa trajetória empresarial, Abilio Diniz foi um esportista dedicado e um defensor do estilo de vida saudável. Sua capacidade de trabalho e seus exemplos serão sempre uma fonte de inspiração para os empresários brasileiros.

A CNI e os demais integrantes do Sistema Indústria se solidarizam com os familiares e amigos de Abilio Diniz, e desejam que eles encontrem conforto espiritual neste momento de difícil.

Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ)

“O mundo empresarial e o Brasil perderam um ser humano extraordinário. Alguém que não parou de se reinventar e, ao mesmo tempo, inspirou milhares de pessoas ao longo de sua jornada. Como empresário, Abílio Diniz, sempre se destacou no mercado varejista de alimentos, gerando milhares de empregos e fortalecendo o setor supermercadista do país, refletindo, inclusive, no mercado internacional, onde sempre foi muito respeitado e prestigiado. Seu legado e seus ensinamentos permaneceram. A estrada que pavimentou irá ajudar novos empreendedores a construírem suas trilhas de sucesso”, ressalta Fábio Queiróz, presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (ASSERJ) e primeiro vice-presidente da Associacion de Las Américas de Supermercados (ALAS).

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.