Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

ABF entrega Certificado de Franquia Internacional a 43 marcas

Diana Cheng - 19/07/2019 - 19:12
Localiza 2
Do total, foram selecionadas 43 franquias, dentre elas Chilli Beans, Localiza Hertz, O Boticário e Hering Store (Imagem: Money Times)

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) acaba de lançar o Certificado de Franquia Internacional ABF como forma de incentivar o movimento de internacionalização de redes nacionais.

As marcas associadas tinham até o dia 31 de maio para realizar a inscrição e precisavam atender aos requisitos da ABF. Do total, foram selecionadas 43 franquias, dentre elas Chilli Beans, Localiza Hertz, O Boticário e Hering Store.

“Já temos um grupo significativo de marcas brasileiras no exterior, algumas delas com alto nível de maturidade”, explica André Friedheim, presidente da ABF. “Com o certificado, damos mais um passo neste movimento, deixando também mais evidente ao mercado o desenvolvimento de cada marca”.

O certificado é dividido em quatro categorias: Pleno, Sênior, Máster e Mega. Dois critérios foram definidos pela entidade para a premiação da rede com a chancela: o número de unidades e o número de países em que ela está presente.


Os Estados Unidos continuam sendo o principal destino das marcas brasileiras no exterior, com 57 redes em operação. Portugal vem logo em seguida, com 34. Paraguai está em terceiro, com 32.

O segmento mais internacionalizado é Moda, apresentando 32 marcas. Saúde, Beleza e Bem-Estar possuem 25, enquanto Alimentação é representado por 22.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Diana Cheng - 19/07/2019 - 19:12