Aave lança oficialmente Lens, protocolo para rede social descentralizada
O tão esperado protocolo da Aave para um ecossistema de rede social descentralizada foi divulgado na última segunda-feira (7).
Chamado “Lens Protocol”, o projeto é descrito como “um gráfico social apermissionado, componível e descentralizado que torna fácil o desenvolvimento de uma plataforma social da Web 3.0”.
O protocolo foi originalmente pensado como uma maneira de criar uma espécie de Twitter na Ethereum, mas, desde então, o projeto conhecido atualmente como Lens expandiu seu escopo, com o objetivo de fornecer suporte para uma gama de plataformas de redes sociais em uma camada de protocolo compartilhada.
Segundo o comunicado do anúncio, os tokens não fungíveis (NFTs) estão no centro de Lens:
“NFTs como [foto de] perfil são o principal do Lens Protocol. Esses NFTs dinâmicos são componíveis, não custodiados e apermissionados. Endereços individuais podem ser donos de NFTs como imagem de perfil, um endereço pode ter múltiplos NFTs como perfil, e um NFT de perfil pode pertencer e ser comandado por uma DAO [organização autônoma descentralizada], por meio de uma carteira multisig [com múltiplas assinaturas]!”
Segundo a conta oficial do projeto no Twitter, Lens está no ar, na rede de testes Mumbai, da Polygon, com planos para a rede alpha principal ser lançada em uma data futura ainda não determinada.