O Melhor do Seu Dinheiro

A volta dos que não foram do feriado: Investidores aguardam ata do Fed para manter rali nas bolsas; o dilema de Milei e outras notícias que mexem com o seu bolso

21 nov 2023, 9:10 - atualizado em 21 nov 2023, 9:23
Ibovespa
(Imagem: Money Times/Diana Cheng)

Desde que a B3 passou a manter os mercados em operação nos feriados municipais e estaduais — como foi o caso do Dia da Consciência Negra — os investidores vivem uma espécie de “volta dos que não foram”.

O clima nesta terça-feira é de volta ao trabalho, mesmo para quem trabalhou ontem. Mas quem precisou ficar ligado nas cotações não tem muito do que reclamar.

Afinal, o Ibovespa subiu quase 1% e atingiu os 125.957 pontos. Enquanto isso, o dólar fechou em queda expressiva e voltou ao patamar de R$ 4,85.

Boa parte da recuperação recente dos ativos de risco vem do alívio externo com a redução da pressão sobre os juros nos Estados Unidos.

Por isso o mercado terá hoje mais um teste com a divulgação da ata da última reunião do Federal Reserve (Fed). Se tudo correr bem, o documento trará mais evidências de que as taxas não devem mais subir por lá e, assim, alimentar o atual rali das bolsas.

Enquanto isso, em Brasília, a pauta segue agitada nesta reta final do ano. A expectativa é que o Senado analise nos próximos dias a proposta que trata da taxação dos “super-ricos”, peça fundamental do plano do ministro Fernando Haddad para equilibrar as contas públicas.

Você pode acompanhar a volta dessas e de outras notícias que mexem com a bolsa e o dólar na cobertura em tempo real do Seu Dinheiro.

O que você precisa saber hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS
O dilema de Milei: Argentina pode fazer ‘limonada’ com propostas de privatização da YPF, a ‘Petrobras’ do país, mas alianças no Congresso são problema.
 As propostas de privatização de empresas estatais, como a YPF, são notáveis, e sua relação com outros países, especialmente o Brasil, será crucial, de acordo com o colunista Matheus Spiess.

COMPRAR OU VENDER
A privatização vai ajudar a Sabesp? Citi eleva o preço-alvo das ações SBSP3 e vê potencial de valorização de 30%.
 Saiba por que o banco norte-americano resolveu estabelecer um novo preço-alvo para os papéis da companhia de saneamento básico paulista — e ele não foi o primeiro a fazer isso.

ONDE HÁ FUMAÇA…
Petrobras (PETR4) vai mudar de comando de novo? Saída de Jean Paul Prates volta ao radar; saiba o motivo.
 Algumas razões explicariam a possível saída do CEO da estatal; confira também se o presidente Lula poderia apoiar a demissão.

ENVIADO DE BIDEN
Surpresa em Kiev: o que o ministro da Defesa dos EUA foi fazer na Ucrânia após ataques da Rússia com drones.
 Essa é a primeira visita de Lloyd Austin a Kiev desde abril de 2022 e ele levou na mala mais do que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenski, tanto precisa.

NA MIRA DAS AUTORIDADES
SHOW3: Ação da Time for Fun (T4F) cai mais de 6% após morte de fã em show de Taylor Swift e questionamentos sobre segurança no estádio.
 Empresa responsável pela turnê da cantora americana no Brasil vem sendo questionada e investigada por autoridades depois que tragédia chamou a atenção da opinião pública para possíveis problemas de segurança nos shows.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Nelogica anuncia parceria com Scalper e vai apoiar crescimento da escola de traders; confira detalhes do acordo.
O acordo prevê a injeção de recursos para a expansão educacional da Scalper e a oferta de plataformas de trading da companhia.

NA MIRA DO LEÃO ESPANHOL
Shakira aceita pagar multa milionária em processo por fraude fiscal que poderia colocar cantora na cadeia.
Para evitar uma sentença de três anos de prisão, a artista aceitou as acusações e deverá pagar duas multas: uma de 50% do valor devido e outra de 438 mil euros.

EXILE ON WALL STREET
Preparar para a aterrissagem nos EUA — ou seria decolagem nos mercados financeiros?
Segundo Felipe Miranda, se você tem um olhar muito local ou está afundado num problema específico, perde a perspectiva histórica.

Aquele abraço e uma ótima terça-feira!

seudinheiro@moneytimes.com.br