A um passo do futuro: Embraer (EMBR3) afirma que vai produzir 1° protótipo de carro voador no Brasil
A Eve Air Mobility, empresa de mobilidade urbana da Embraer (EMBR3), anunciou a produção do primeiro protótipo de carro voador em tamanho real no Brasil. A montagem do eVTOL, ou “veículo de pouso de decolagem vertical”, será feita em Taubaté, no interior de São Paulo, e deve começar ainda este ano.
O presidente da Embraer-X, Daniel Moczydlower, confirmou os detalhes ao G1 durante o Web Summit Rio 2024.
Anteriormente, a Eve só tinha produzido o modelo de escala 1:3, similar a um drone grande. “Agora, vamos produzir o veículo de verdade, que iremos usar no futuro”, afirmou o executivo.
- A temporada de balanços do 1T24 já começou: receba em primeira mão a análise dos profissionais da Empiricus Research e saiba quais ações comprar neste momento. É totalmente gratuito – basta clicar aqui.
De acordo com Moczydlowerm, o projeto está em uma etapa essencial para começar a certificação com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Apesar de não terem batizado oficialmente o eVTOL, o executivo afirmou que chamam o veículo de Eve 01 internamente.
Além disso, os diferenciais desta aeronave são o propulsor elétrico, que garante zero emissão de carbono, redução de 80% na emissão de dióxido de carbono comparado a carros, e design centrado no conforto dos passageiros e piloto. A Eve ainda garante uma poluição sonora 90% menor do que helicópteros.
A Embraer já recebeu cerca de 3 mil encomendas de seu “carro voador”. Além disso, segundo as previsões da Eve, a aeronave vai começar a voar a partir de 2026. Na capital paulista, a empresa Voar Aviation comprou 70 eVTOLs para operar em voos comerciais.