A Ultrapar (UGPA3) está perdendo mercado para os concorrentes (e isso preocupa analistas)
A Ultrapar (UGPA3) apresentou resultados positivos no segundo trimestre de 2022, contudo, a Ativa, Guide e Bradesco BBI apontam que a empresa ainda é pressionada pelas principais concorrentes.
Os números apresentados pela empresa superaram as expectativas da Ativa Investimentos.
Porém, a corretora destaca que existem ajustes a serem feitos pela companhia em todas as suas operações, como nos postos Ipiranga, onde os custos e despesas operacionais impediram maior avanço do Ebitda/m3.
“À espera do registro dos resultados de seus pares, mantemos, por ora, nossa recomendação neutra aos papéis de Ultrapar.”, diz.
A Guide aponta que os números reportados pela Ultrapar mostram que o pior ficou para trás e agora poderá focar em suas atividades principais, potencialmente aumentando a sua eficiência operacional por meio da Ipiranga, Ultragaz e Ultracargo, que possuem alta escalabilidade ao nível nacional.
Entretanto, para a sua principal atividade, ou seja, a distribuição de combustíveis, a corretora observa perda de espaço de mercado (market share).
O Bradesco BBI destaca que o segmento de distribuição de combustível provavelmente terá uma atenção crescente por parte dos investidores à medida que alguns tentam se proteger de uma recessão global e de riscos políticos no Brasil.
“Com a ação da Ultrapar negociando a 10,3x o múltiplo P/L estimado para 2023, preferimos à exposição ao setor via Vibra com a ação VBBR3 negociando em 9,5x o múltiplo P/L estimado para 2023″, diz o BBI.
Resultado do 2T22 foi impulsionado por Ipiranga
A Ultrapar teve lucro líquido de 460 milhões de reais no segundo trimestre, praticamente em linha com o desempenho dos três primeiros meses do ano e revertendo resultado negativo de um ano antes, impulsionada pela unidade de postos de combustíveis Ipiranga.
A companhia teve um resultado operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) recorrente de 1,12 bilhão de reais de abril ao fim de junho, 45% acima do obtido um ano antes.
O lucro veio mesmo com um aumento nas despesas financeiras de 50 milhões de reais no segundo trimestre do ano passado para 510 milhões no mesmo período deste ano.
O faturamento cresceu 31%, a 37,4 bilhões de reais, sobre o segundo trimestre de 2021, ante expectativa média do mercado de 37,8 bilhões, segundo dados da Refinitiv.
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