CryptoTimes

A Tron Foundation recebeu auxílio financeiro do governo americano?

06 maio 2020, 15:35 - atualizado em 26 jun 2020, 0:04
Além da polêmica que envolve o atentado à descentralização da rede SteemIt em março, agora a Tron Foundation está envolvida nos rumores sobre ter recebido subsídio do governo estadunidense (Imagem: Crypto Times)

A Tron Foundation se recusou a comentar sobre uma notícia que circula pelos jornais locais da China de ter recebido auxílio financeiro do governo dos Estados Unidos.

Ryan Dennis, representante da Tron, disse ao The Block: “somos uma empresa privada e, por essa ser uma questão financeira, não podemos fornecer comentários. Porém, posso compartilhar que nossa principal prioridade é sempre seguir as leis/regras/regulamentações dos órgãos governamentais onde construímos nossa comunidade global”.

Um artigo do site local Jinse Finance noticiou, citando “artigos de sites de notícias estrangeiros” que a Tron recebeu “17 milhões de yuans” (equivalentes a US$ 2,4 milhões) e que ainda falta uma segunda remessa.

Ainda não se sabe de onde saíram tais “artigos de sites de notícias estrangeiros”. Além disso, existe um link em circulação de uma conta da Tron em rede social que fala sobre o possível financiamento.

A Lei de Ajuda, Alívio e Assistência Econômica a Coronavírus (CARES, na sigla em inglês), que entrou em vigor no fim de março, inclui centenas de bilhões de dólares em subsídios para empresas estadunidenses afetadas pela pandemia.

A lei, equivalente a US$ 2,2 trilhões, foi a maior legislação de estímulo na História Moderna dos EUA.

Dada a falta de comentários da parte da Tron, é possível que a entidade comercial nos EUA, onde há um escritório da Tron em São Francisco, pode ter realizado o pedido do auxílio a coronavírus. Tron também é dona do site BitTorrent, outra empresa sediada no país.

O programa recebeu fortes críticas desde o início. Pequenas empresas não conseguiram se inscrever no programa por conta dos inúmeros pedidos e notícias indicam que grandes empresas com conexões bancárias conseguiram obter acesso mais rapidamente.

Uma segunda leva de pagamento do auxílio foi aprovada em abril.