ImóvelTimes

A tempestade continua: este é um bom momento para investir em FIIs? Veja as escolhas do Safra

13 fev 2025, 14:29 - atualizado em 13 fev 2025, 14:29
fiis
(Imagem: sankai/Images Signature)

A tempestade entre os ativos de renda variável não tem previsão de quando terá uma trégua. Com o cenário macroeconômico ainda conturbado por conta da questão fiscal, inflação e taxas de juros, os fundo imobiliários seguem apresentando contração.

No entanto, mesmo diante do cenário desafiador, o Banco Safra ressalta que há bons fundamentos em diversos FIIs e que devem manter fluxos de dividendos atraentes ainda em 2025. Entre os pontos destacados pelos analistas do banco para elencar bons ativos estão diversificação de ativos, boa localização, vacância e capacidade de repasse de preços.

“Acreditamos que os descontos atuais são excessivos, já que se encontram em patamares próximos aos de 2016, quando o Brasil viveu um cenário macroeconômico também muito desafiador”, disse a equipe de Cauê Pinheiro que assina o relatório.

Os analistas destacam que, em especial os fundos de tijolo, estão bastante atrativos pelos valores descontados e as boas opções que existem disponíveis no mercado. No então, ressaltam que o ambiente de curto prazo, que incorpora juros e inflação mais elevados, deve continuar exercendo mais pressão sobre esse segmento.

Desta forma, a composição da carteira mais recente da equipe, mantém uma exposição elevada nos fundos de ativos financeiros (em 47,5%), acima do seu peso no Ifix (cerca de 42%), pois acreditam que esse segmento possa capturar melhor o ambiente de curto prazo.

As escolha da equipe, portanto, foram:

  1. JS Real Estate (JSRE11)
  2. TRX Real Estate (TRXF11)
  3. Riza Terrax (RZTR11)
  4. JS Ativos Financeiros (JSAF11)
  5. Bresco Logística (BRCO11)
  6. VBI Logístico (LVBI11)
  7. XP Malls (XPML11)
  8. Kinea Unique (KNUQ11)
  9. Mauá Recebíveis (MCCI11)
  10. VBI CRI (CVBI11)
  11. Kinea Securities (KNSC11)
  12. Pátria Recebíveis Imobiliários (HGCR11)
  13. Kinea Recebíveis Imobiliários (KNCR11)
  14. Vectis Juros Real (VCJR11)

Sobre a perspectiva para os FIIs no longo prazo, o Safra ressalta que os fundos imobiliários não necessariamente reagem a alta dos juros que isso se provou verdade apenas uma vez, em 2013 , mas que apresentam uma valorização expressiva quando há quedas na taxa Selic.

Como os juros elevados devem levar a uma desaceleração da atividade e da inflação, a equipe macroeconômica do banco avalia que os juros devem acomodar a partir da quarta reunião e, desta forma, corrigir os prêmios.

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
juliana.caveiro@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.