O Melhor do Seu Dinheiro

A reunião do condomínio Brasil: A ata do Copom, Bolsonaro inelegível, Tesouro Universidade e outros destaques do dia

27 jun 2023, 8:25 - atualizado em 27 jun 2023, 8:27
campos neto selic
Hoje é dia de conhecer a ata da reunião do condomínio (Banco Central do) Brasil. (Imagem: Freepik/Agência Brasil)

O número de brasileiros que vivem em casas é bem maior do que o de pessoas que residem em apartamentos. A informação pode surpreender os moradores de metrópoles cada vez mais verticalizadas, mas isso não impede o crescimento da quantidade de condomínios residenciais espalhados pelo país.

Para esse grupo, poucas notícias são tão incômodas quanto o chamado para a reunião de condomínio. Muitas vezes elas são apenas chatas, embora necessárias. Em outras, transformam-se em barracos capazes de transtornar o mais pacato cidadão.

Dias depois, o condômino recebe a ata com os detalhes da reunião, tenha ido a ela ou não, e ali se depara com os detalhes do que foi discutido.

Hoje, more você em casa ou apartamento, é dia de conhecer a ata da reunião do condomínio (Banco Central do) Brasil. Como acontece a cada mês e meio, aproximadamente, seis dias depois de anunciar sua decisão de juro, o Comitê de Política Monetária do BC divulga hoje a ata do último encontro.

Por muito tempo, aos olhos do grande público, essas reuniões não passaram de um evento enfadonho, mas necessário, capaz de influenciar nossa vida financeira de modos que muitas vezes nem imaginamos.

De uns meses para cá, entretanto, um grupo de condôminos vem se organizando para contestar o síndico e os membros da comissão de moradores.

Começou com algumas pessoas incomodadas com uma tal de taxa Selic a 13,75% ao ano. Estridente, esse grupo cresceu, amealhou apoio e na próxima reunião vai até colocar um dos seus na comissão de moradores.

Hoje é prudente ficar de olho na ata da reunião. É possível que o síndico e os membros da comissão promovam alguma mudança sutil na linguagem de modo a contemplar demandas dos moradores descontentes.

Logo depois da ata, virá à tona outra informação capaz de influenciar a próxima reunião do condomínio Brasil, marcada para o início de agosto: o IPCA-15 de junho.

Para ficar por dentro de como tudo isso influencia sua vida financeira e seus investimentos, você precisa acompanhar a cobertura de mercados do Seu Dinheiro. É só clicar aqui!

Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS
Como sobreviver ao Banco Central: novas informações sobre juros e inflação desafiam investidores.
 Ata do Copom, CMN e prévia da inflação de junho são os destaques da semana — e, na visão do colunista Matheus Spiess, a expectativa para o segundo semestre é positiva.

FOLLOW-ON
Localiza (RENT3) coloca o pé no acelerador e levanta R$ 4,5 bilhões de olho em ampliação da frota.
 A oferta primária coincide com programa de incentivo à indústria automobilística lançado pelo governo federal.

NOVO INVESTIMENTO
Tesouro Universidade vem aí: título do Tesouro Direto voltado para a educação será lançado em agosto, diz secretário.
 A exemplo do Tesouro Renda+, voltado para a aposentadoria, novo título público será direcionado a pais que querem poupar para a faculdade dos filhos.

A NOITE PROMETE
TSE retoma hoje julgamento que pode tornar Bolsonaro inelegível — saiba o que está em jogo.
 A sessão, que ficou restrita a manifestações dos advogados de acusação e defesa e do Ministério Público Eleitoral, foi suspensa na quinta-feira (22).

ME AYUDA!
Argentina pede socorro: o plano de Lula com 100 ações para ajudar os hermanos.
 Maior parceiro comercial do Brasil na América do Sul, a Argentina enfrenta uma grave crise econômica, com desvalorização da moeda local, perda do poder de compra e altos índices inflacionários.

A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM
Por que o Reino Unido pode estar à beira de uma catástrofe financeira — e quem diz isso é o próprio governo.
 O gatilho para o que pode ser uma nova crise foi a ação de política monetária que colocou a taxa básica de juro no nível mais alto desde 2008.

Uma boa terça-feira para você!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
camille.lima@seudinheiro.com
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar