BusinessTimes

A redução pela inflação: Veja 10 marcas famosas encolheram suas embalagens

21 jan 2022, 12:04 - atualizado em 21 jan 2022, 12:04
supermercado
O encolhimento das embalagens é a opção das marcas para lidar com inflação sem aumentar preço dos produtos (Imagem: Pixabay/igorovsyannykov)

“No meu tempo não era assim…” Quem nunca ouviu essa frase sendo aplicada nos mais diversos contextos, não é mesmo? E quando falamos do tamanho de embalagens de marcas famosas ao longo dos anos, muitas realmente não eram assim no passado. 

O cenário econômico é afetado por diversos fatores, especialmente a inflação, que leva preços a subirem e descerem, o que é percebido principalmente no bolso dos consumidores nos supermercados. 

Com isto, as marcas precisam encontrar meios de manter seus preços, não perder público e manter a competitividade, o que se reflete em embalagens encolhidas, menos produtos e mesmo preço. 

Seria essa a dieta da inflação? 

Inflação

A inflação, de forma simples e sucinta para fins de contextualização, é o aumento e preço de produtos e serviços de forma contínua, o que é analisado e calculado por meio dos índices, como o IPCA

É justamente ela que leva marcas a diminuírem encolherem suas embalagens para não precisarem aumentar os preços, causando repercussão negativa em meio ao público. 

A dieta da inflação seria justamente isto, a ação de manter os preços, contudo, oferecendo uma menor quantidade de produto ao consumidor. Na prática, o aumento dos preços é muito mais facilmente percebido e desaprovado do que a diminuição na embalagem. 

Entretanto, a marca precisa deixar clara a redução, de forma que os consumidores não se sintam lesados por não terem o conhecimento do que foi realizado. 

10 marcas famosas que encolheram suas embalagens

Apesar da inflação ser um fator crucial, outros fatores também impactam na decisão de marcas reduzirem suas embalagens, como redução de custos da própria empresa, adaptação ao cenário social de que famílias reduziram de tamanho ao longo do tempo, entre outros. 

Dessa forma, ao longo dos anos muitas marcas passaram por atualizações não só no design de suas embalagens, mas no tamanho também, e é o que vamos observar a seguir.

Confira 10 marcas famosas que encolheram suas embalagens na busca por manterem seus preços e consolidação no mercado e gosto dos consumidores. 

Diamante Negro 

O Diamante Negro teve expressivas mudanças ao longo das décadas, passando pela inflação e demais fatores que levam uma marca à realizar esse encolhimento.

As 90g atuais são menos da metade do tamanho do produto nos anos 90, o que ilustra perfeitamente as mudanças causadas pela inflação e demais fatores.

Diamante negro
Ao longo das décadas, gradualmente a embalagem foi se tornando menor como a conhecemos hoje (Imagem: MonkeyStocks)

Batata Palha Elma Chips 

A batata palha Elma Chips é um produto famoso e muito comum, que também passou pelo encolhimento de embalagem.

 

Elma chips
Versão antiga da batata palha Elma Chips continha 120g de produto (Imagem: Loja Nagumo)
Elma chips
Versão atual da batata palha Elma Chips passou por encolhimento da embalagem e disponibiliza 100g do produto (Imagem: Clube Extra)

Trakinas

Trakinas
Inicialmente, a Trakinas passou de 154g para 146g, antes de chegar nas atuais 126g (Imagem: (Research Gate/Thabata F. Oliveira
Trakinas
A embalagem de Trakinas foi mais uma das encolhidas pela marca, seguindo à redução pela inflação (Imagem: eFacil)

Bis 

Bis
A Bis é mais uma das grandes marcas que ao longo dos anos diminuiu sua embalagem para manter o preço (Imagem: YouTube Canal 90)

Protex 

Protex
Inicialmente, o sabonete Protex era em 90g, entretanto, também passou pelos efeitos da dieta da inflação (Imagem: Drogaria São Paulo)
Protex
A marca Protex teve uma alteração de 5g na redução de sua embalagem (Imagem: PontoFrio)

Biscoito Nesfit 

Nesfit
O biscoito Nesfit sofreu também um encolhimento expressivo da embalagem, como forma de manter os preços competitivos no mercado (Imagem: Extra.Globo)

Refil Omo Líquido 

A marca OMO é consolidada no mercado, entretanto, também sentiu os efeitos da inflação e optou pelo encolhimento da embalagem (Imagem: Extra.Globo)

Pão de forma Seven Boys 

pão seven boys
O pão de forma Seven Boys foi mais um dos produtos de uma grande marca que passou pelo encolhimento de embalagem (Imagem: O Globo)

Papel higiênico personal 

personal
Itens básicos de higiene, como papel higiênico, tiveram o tamanho da embalagens reduzidos e menos produto para utilização (Imagem: Editoria de Arte/Folhapress)

Iogurte de pote Danone 

Iogurte Danone
Grandes marcas de laticínios como a Danone reduziram significativamente a embalagem de alguns produtos (Imagem: Editoria de Arte/Folhapress)

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar