A redução pela inflação: Veja 10 marcas famosas encolheram suas embalagens
“No meu tempo não era assim…” Quem nunca ouviu essa frase sendo aplicada nos mais diversos contextos, não é mesmo? E quando falamos do tamanho de embalagens de marcas famosas ao longo dos anos, muitas realmente não eram assim no passado.
O cenário econômico é afetado por diversos fatores, especialmente a inflação, que leva preços a subirem e descerem, o que é percebido principalmente no bolso dos consumidores nos supermercados.
Com isto, as marcas precisam encontrar meios de manter seus preços, não perder público e manter a competitividade, o que se reflete em embalagens encolhidas, menos produtos e mesmo preço.
Seria essa a dieta da inflação?
Inflação
A inflação, de forma simples e sucinta para fins de contextualização, é o aumento e preço de produtos e serviços de forma contínua, o que é analisado e calculado por meio dos índices, como o IPCA.
É justamente ela que leva marcas a diminuírem encolherem suas embalagens para não precisarem aumentar os preços, causando repercussão negativa em meio ao público.
A dieta da inflação seria justamente isto, a ação de manter os preços, contudo, oferecendo uma menor quantidade de produto ao consumidor. Na prática, o aumento dos preços é muito mais facilmente percebido e desaprovado do que a diminuição na embalagem.
Entretanto, a marca precisa deixar clara a redução, de forma que os consumidores não se sintam lesados por não terem o conhecimento do que foi realizado.
10 marcas famosas que encolheram suas embalagens
Apesar da inflação ser um fator crucial, outros fatores também impactam na decisão de marcas reduzirem suas embalagens, como redução de custos da própria empresa, adaptação ao cenário social de que famílias reduziram de tamanho ao longo do tempo, entre outros.
Dessa forma, ao longo dos anos muitas marcas passaram por atualizações não só no design de suas embalagens, mas no tamanho também, e é o que vamos observar a seguir.
Confira 10 marcas famosas que encolheram suas embalagens na busca por manterem seus preços e consolidação no mercado e gosto dos consumidores.
Diamante Negro
O Diamante Negro teve expressivas mudanças ao longo das décadas, passando pela inflação e demais fatores que levam uma marca à realizar esse encolhimento.
As 90g atuais são menos da metade do tamanho do produto nos anos 90, o que ilustra perfeitamente as mudanças causadas pela inflação e demais fatores.
Batata Palha Elma Chips
A batata palha Elma Chips é um produto famoso e muito comum, que também passou pelo encolhimento de embalagem.
Trakinas
Bis
Protex
Biscoito Nesfit
Refil Omo Líquido
Pão de forma Seven Boys
Papel higiênico personal
Iogurte de pote Danone