A proposta de um dólar digital deve vir do Federal Reserve ou do setor privado?
A discussão sobre possíveis planos de um “dólar digital” aumentou nas últimas semanas, graças, em parte, às audiências do congresso americano que falaram sobre o assunto.
O foco principal foi a questão de se o setor privado ou entidades governamentais deveriam estar no comando do design e da operação de uma moeda digital de banco central (CBDC) americana.
Na edição mais recente do podcast The Scoop, do The Block, Brian Brooks, atual diretor operacional do Escritório do Controlador da Moeda (OCC, na sigla em inglês), falou sobre uma abordagem liderada pelo setor privado.
Ele afirmou que o âmbito tecnológico é mais adequado para desenvolver a moeda, enquanto o papel do governo seria de regulamentá-la.
A opinião de Brooks parece estar alinhada à do ex-presidente da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC, na sigla em inglês), Christopher Giancarlo, que está responsável pela criação de um dólar digital que possui muita participação do setor privado.
Agora é a hora dos EUA entrarem
para o jogo das moedas digitais, afirma ex-CFTC
Porém, a opinião de Brooks é completamente contrária à de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, banco central americano.
Durante seu antigo cargo como diretor jurídico da corretora Coinbase, Brooks afirmou que teve discussões com a equipe sênior do Fed que demonstraram confiança de que o órgão está tendo um interesse genuíno na discussão de uma CBDC.
Brooks afirmou que antilavagem de dinheiro e outras questões de cumprimento à lei serão os obstáculos mais significativos.
“O problema terá de ser solucionado, mas eu não acho que os EUA precisam ter liderança do governo para que o país lidere”, disse ele no podcast The Scoop.
“O governo não te deu um iPhone. Nos tornamos em um país melhor quando aproveitamos nossa dinâmica de mercado e permitimos que inovadores motivados por um lucro em vez de irmos lá e criar.”
O governo pode criar as proteções, argumentou ele. “Minha opinião sobre tudo isso é que o papel do governo em um projeto de stablecoin, por exemplo, é dizer: ‘ei, aqui estão os requisitos paralelos que têm de ser analisados’.”
Os comentários de Powell na reunião da semana passada do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara deu um panorama diferente.
Em resposta a uma pergunta feita pelo representante Tom Emmer, sobre quais são as “ações significativas e recentes” tomadas pelo Fed sobre criptomoedas, Powell disse que ainda existem sérias questões que devem ser respondidas.
Em seguida, quando o representante French Hill perguntou sobre qual o papel que o setor privado deveria ter na criação de uma CBDC, Powell respondeu que o setor privado não está envolvido na criação do fornecimento de dinheiro. Uma CBDC “é algo que deve ser criado principalmente por bancos centrais”.
Ele acrescentou: “eu realmente não acho que o público estaria a favor da ideia de que funcionários privados que não são responsáveis ao bem do público fossem responsáveis por algo tão importante”.
Brooks deu mais detalhes sobre a discussão da criação de uma CBDC pelo setor privado/público na edição mais recente do The Scoop, focando na forma como projetos de stablecoin, como USD Coin (USDC), se encaixam no amplo contexto — ele afirma que o intuito é descentralizar um sistema historicamente centralizado — e o que significa trazer uma perspectiva cripto da Coinbase ao OCC.