CryptoTimes

A oportunidade trilionária das APIs, do blockchain e das criptomoedas

10 jan 2021, 11:00 - atualizado em 07 jan 2021, 11:59
APIs são onipresentes no atual ecossistema financeiro conforme o mundo rapidamente se torna em uma “economia alimentada por API”, que será medida em trilhões de dólares todos os anos. Ainda assim, grande parte das pessoas não sabem que estão usando uma API (Imagem: Freepik/vectorpouch)

Antes da internet, a negociação financeira acontecia pelo telefone. Se você quisesse comprar ações, por exemplo, teria de ligar para seu corretor e pedir que este executasse uma negociação em seu nome.

Na era pós-internet, a compra e a venda de valores mobiliários financeiros é on-line e a aplicação da tecnologia impulsionou esse processo de inúmeras formas. Uma delas é a criação e o uso de APIs de negociação.

O que é uma API?

A sigla em inglês para API significa “interface de programação de aplicações”. Uma API é um programa que permite que uma aplicação de software interaja com a outra.

Simplificando, uma API é um mensageiro que atende a pedidos e comunica a um sistema o que você quer que ele faça para, depois, retornar a resposta do sistema para você.

Um exemplo de uso de API com o qual muitas pessoas podem se familiarizar seria a compra de uma passagem de avião em um site de comparação de preços de voos, como o Expedia.

Quando você tiver escolhido o local de desembarque e a cidade de destino, as datas que você deseja viajar e o número de passageiros, o site de comparação de preços pesquisa todas as bases de dados aéreas disponíveis e te oferece as opções.

Isso é feito usando as APIs fornecidas por cada linha aérea.

(Imagem: Freepik/macrovector)

O mesmo acontece quando você digita suas informações em um site de comparação de hotéis, como Hotels Combined ou Trivago. A plataforma solicita e apresenta informações de avaliações de cada base de dados de hotéis possível através de suas respectivas APIs.

Como investidores usam APIs

Uma API de negociação, como sugere o nome, permite que você interaja com um sistema de negociação. Mais especificamente, permite que você execute uma negociação diretamente em uma corretora.

APIs são muito úteis para negociadores que possuem seus próprios modelos algorítmicos de negociação e desejam receber precificação em tempo real e poderem realizar negociações — manualmente ou automaticamente por meio de um algoritmo — quando seu modelo gera um sinal de negociação.

APIs de negociação são bem populares entre fundos de hedge e proprietários de empresas de negociação por conta de seu uso de programas de negociação algorítmica, mas até mesmo investidores privados podem fazer uso de APIs de negociação fornecidas por corretoras on-line e, mais recentemente, por corretoras de criptoativos.

A maioria das corretoras cripto, como a Bitfinex, Bittrex e Coinbase Pro, fornece APIs de negociação para sua base de clientes. Essas APIs apresentam feeds de preço, além da execução direta de negociação.

Investidores podem fazer uso de APIs de negociação fornecidos por corretoras (Imagem: Freepik/macrovector)

APIs e a negociação de cripto

APIs se tornaram uma parte integral do arsenal de investidores profissionais de cripto e são um testamento da evolução do ecossistema de negociação de ativos criptográficos.

Quanto mais investidores sofisticados entrarem para os mercados de criptoativos, mais o uso de APIs e da negociação algorítmica vai aumentar.

Esses programas de negociação, que buscam explorar oportunidades de arbitragem, por exemplo, vão ajudar a tornar o mercado cripto mais líquido e eficiente.

A oportunidade de trilhões de dólares das APIs

Assim como APIs são fundamentais no mundo das finanças tradicionais, também são essenciais no mundo digital de hoje. Na verdade, o mundo está rapidamente se tornando em uma “economia alimentada por API”, que será medida em trilhões de dólares todos os anos.

RapidAPI, o maior mercado de APIs do mundo, possui mais de dez mil APIs e é usado por mais de um milhão de desenvolvedores. Já processa mais de um trilhão de solicitações por ano e sua impressionante taxa de crescimento continua a aumentar.

É só observar quais são as 50 APIs mais populares no RapidAPI (2020) por utilização de desenvolvedores para entender onde APIs estão sendo usadas e por que vão continuar sendo tão valiosas. Isso inclui a economia digital e o ecossistema blockchain.

Em dezembro, o Band Protocol (BAND) se tornou o primeiro projeto blockchain a entrar para a OpenAPI Initiative a fim de assegurar um padrão comum de APIs para aplicações blockchain.

A OpenAPI Initiative (OAI)

OAI quer impulsionar o uso de APIs em diversos setores (Imagem: OAI)

A OpenAPI Initiative é um projeto colaborativo de código aberto da Linux Foundation. Foi criada por um consórcio de especialistas visionários da indústria que reconhecem o valor da padronização de como APIs são descritas.

O foco da OAI é criar, desenvolver e promover um formato de descrição neutro a vendedores. Os membros da OAI variam entre gigantes da tecnologia.

Desde 2016, seu Comitê de Direcionamento Técnico é liderado por grandes nomes como: Ron Ratovsky (SmartBear Software), Darrel Miller (Microsoft), Marsh Gardiner (Google), Jeremy Whitlock (Google), Uri Sarid (Mulesoft) e Mike Ralphson (Mermade Software).

A OpenAPI Specification (OAS) define uma descrição padronizada de interfaces agnósticas a linguagens de programação para APIs com arquitetura Rest que permite que pessoas e computadores descubram e compreendam as capacidades de um serviço sem precisarem acessar o código-fonte, documentações adicionais ou inspecionar o tráfego da rede.

Quando APIs são adequadamente definidas via OAS, um cliente pode entender e interagir com o serviço remoto com uma quantia mínima de lógica de implementação. OAS remove as suposições na solicitação de um serviço, assim como as descrições de interface facilitaram a programação de nível inferior.

OAS é considerada a estrutura de código aberto mais popular para a definição e criação de APIs RESTful e, atualmente, dezenas de milhares de desenvolvedores estão criando milhares de repositórios de código aberto de ferramentas que alavancam a OAS.

A decisão do Band Protocol em entrar para a OAI foi estratégica, mas também foi importante para todo o ecossistema blockchain (Imagem: CoinMarketCap Earn)

Band Protocol

O Band Protocol (BAND) é uma plataforma de dados entre blockchains que agrega e conecta dados do mundo real e APIs a contratos autônomos.

Embora blockchains tenham sido adaptados para o armazenamento imutável e computações determinísticas e verificáveis, não podem acessar, de forma segura, dados disponíveis foram das redes blockchain.

O Band Protocol soluciona essa questão ao permitir que aplicações de contratos autônomos — como finanças descentralizadas (DeFi), mercados de previsão e jogos — sejam criados no blockchain, sem depender do ponto único de falha de um oráculo centralizado.

Oráculos de dados são fontes externas de informações fora do blockchain que alimentam dados a blockchains que, por sua vez, podem ser usados para provocar ações predefinidas em contratos autônomos.

A decisão do Band Protocol em entrar para a OAI foi estratégica, mas também foi importante para todo o ecossistema blockchain.

A filiação à iniciativa permitirá que Band continue contribuindo no desenvolvimento de um padrão comum de APIs para assegurar que aplicações blockchain possam facilmente alavancar APIs fora do blockchain a fim de interagirem com fontes centralizadas de dados e com a ampla comunidade tecnológica, possibilitando outros casos de uso para contratos autônomos.

“Nossa missão é definir um padrão comum de API para aplicações blockchain ao colaborar com grandes parceiros e preencher a lacuna entre dados centralizados, APIs e contratos autônomos no blockchain”, Soravis Srinawakoon, CEO e cofundador do Band Protocol.

Membros da OpenAPI Initiative (Imagem: OpenAPIs.org)

Oráculos e APIs

Blockchains não possuem capacidades internas para se comunicarem diretamente com sistemas externos e fazer solicitações de APIs.

Um oráculo permite que blockchains ou contratos autônomos interajam com dados externos. Já que blockchains são vias determinísticas de mão única, um oráculo é uma via de acontecimentos tanto fora como dentro dos blockchains.

Oráculos de entrada integram dados fora do blockchain ou do “mundo real” ao blockchain. Já oráculos de saída informam uma entidade externa sobre um evento que aconteceu dentro do blockchain.

Os casos de uso dos oráculos de entrada variam entre negociação automatizada com base no preço atual de um ativo a pagamentos de dapps de jogos caso haja uma vitória.

Contratos autônomos estabelecem regras enquanto oráculos fornecem dados os necessários para que os contratos acionem e executem essas regras.

Um caso de uso dos oráculos de saída seria o bloqueio inteligente no mundo físico, que recebe o pagamento em seu endereço blockchain para ser desbloqueado automaticamente.

Oráculos são a ponte entre essa economia de trilhões de dólares das APIs e o blockchain. A decisão do Band Protocol em se unir à OAI para contribuir na padronização da OpenAPI Specification irá ajudar todo o ecossistema blockchain e acelerar a taxa de inovação e adesão.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
bravenewcoin@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar