A Nubank, por meio do fundo Semente Preta, investe em mais duas startups fundadas por pessoas negras
A Nubank (NU; NUBR33) anunciou a seleção de mais duas startups fundadas por pessoas negras para serem aceleradas pelo fundo Semente Preta, o fundo de investimento semente que destina até R$ 1 milhão para as startups brasileiras que são fundadas e lideradas por empreendedores e empreendedoras negras.
O lançamento do fundo ocorreu em março de 2021, abrindo portas para as inscrições das startups. Em junho do mesmo ano, as 3 primeiras foram selecionadas, marcando o início do fundo Semente Preta.
A nova rodada, que teve o anúncio das selecionadas na última quarta-feira (26), vai acelerar as startups AkinTec e Toti Diversidade, com o investimento de dinheiro e um programa de desenvolvimento que vai acompanhá-las ao longo de 3 anos.
As Startups
A AkinTec é um open banking em blockchain, que tem como foco atender as classes C, D e E. Utiliza redes neurais e Inteligência Artificial para prevenção de inadimplência do público e com isso, oferece serviços como pagamento de contas, saques entre outras funcionalidades aos seus clientes.
O site apresenta a frase “Quem é cria da periferia tá ligado que somos ignorados pelas grandes corporações, quando o assunto é acesso aos serviços”, sendo que a proximidade com este público é reflexo da história de vida do fundador, Leandro Dias.
Já a Toti Diversidade surgiu em 2016 e é a primeira plataforma de ensino presencial e online do Brasil que visa incluir pessoas refugiadas e migrantes no mercado de trabalho de tecnologia, preparando para áreas de programação, dentre outras específicas das empresas.
Caio Rodrigues é o fundador da Toti Diversidade, que deu seus primeiros passos junto a mais seis colegas do CEFET do Rio de Janeiro.
Para selecionar as duas startups, o Nubank seguiu os mesmos critérios da mesma rodada, ou seja, base tecnológica, pluralidade geográfica, times com diversidade de gênero, étnico-racial e demais grupos sub-representados e que tenham validado seu produto mínimo viável (MVP).
Como funciona a aceleração
Com o fundo Semente Preta e os investimentos realizados, as duas startups podem escalar seus negócios, usando os recursos para contratar novos profissionais, investir em tecnologia, capacitação, implementação de melhorias, entre outros.
O programa de desenvolvimento presente durante 3 anos visa auxiliar nisso tudo, contando também sessões de mentorias frequentes com executivos do Nubank e com Monique Evelle, consultora de inovação do Nubank.
Segundo Evelle, o objetivo é justamente o de contribuir com o desenvolvimento de um ambiente tecnológico que seja mais diverso, buscando por startups que impactem o mercado, atuem com tecnologia e estejam em diferentes regiões do Brasil.
Para saber todos os detalhes sobre o fundo Semente Preta, basta clicar aqui.