A mina de ouro bem debaixo dos nossos olhos: os games
Texto de coautoria entre Giovanna Ricci e Caroline Siloto.
Sabemos que setores que se mantiveram lucrando em meio a crise do coronavírus são raros, agora se pensarmos em setores que ampliaram seus ganhos neste mesmo período a lista se torna menor ainda.
Um dos setores que tiveram essa sorte foi o mercado de games. Devido às medidas de distanciamento social, as pessoas passaram mais tempo em suas casas e, consequentemente, buscaram novas formas de entretenimento.
O que se confirma através do estudo realizado pela operadora de telefonia norte-americana Verizon, que aponta que o aumento de 75% no uso de internet para jogos eletrônicos.
O crescimento do mercado de games se deve a muitos fatores, principalmente pela possibilidade de se jogar em smartphones, pelo avanço da tecnologia dos celulares e pelo aumento de funcionalidades e difusão dos mesmos.
Segundo uma pesquisa realizada pela Justmob (empresa especializada em em mobile marketing) & Unity, 38% dos entrevistados afirmaram que jogam 5 vezes ou mais por dia em seus aparelhos celulares.
O que aponta para uma possibilidade imensa aos anunciantes de produtos ou serviços. Imagine seu produto sendo visto 5 ou mais vezes por dia?
Somado a isso, a expectativa do 5G, que permitirá o aumento de velocidade de transferência de dados e tornará os games muito mais atrativos; o baixo investimento para se tornar um player de smartphone; a geração dos millennials terá um maior poder de compra; a disseminação das realidades aumentadas, que torna os jogos muito mais interessantes e, a disseminação de serviços de streaming.
Esse sucesso se comprovado pelos últimos campeonatos de games como League of Legends, que tiveram picos extraordinários de audiência.
Em 2019 o campeonato Lol reuniu 240 mil espectadores na final e, no ano seguinte, houve um pico inédito, reunindo uma média de audiência 342 mil entre todos os dias do evento.
Não é à toa que o mercado de games vem rendendo matérias nos principais veículos de imprensa do país. Um estudo promovido pela bandeira de cartões de crédito Visa aponta um crescimento de 140% em transações feitas em plataformas e consoles de games, comparando os anos de 2020 e 2019.
E ainda segundo a NewZoo, empresa de pesquisa especializada em entretenimento gamer, o mercado deve gerar 180 bilhões de dólares em 2021.
É claro que este mercado não passou despercebido pelas grandes corporações, empresas como Coca-cola, Apple (AAPL), Tim (TIMS3) e Claro já fizeram movimentações neste setor. A lista de empresas que vem investindo nos games não pára de crescer, recentemente a Lenovo anunciou o patrocínio do Circuito Gamers Club do Valorant. E ao que tudo indica, o mercado dos games tem tudo para lucrar ainda mais.