Opinião

A melhor opção para a sua reserva de emergência

14 dez 2019, 16:18 - atualizado em 12 dez 2019, 15:04
É necessário contar com uma reserva de emergência uma vez que estar prevenido contra eventualidades é importante (Imagem: Pixabay)

Infelizmente, a consequência para quem não faz uma reserva de emergência é muito dor de cabeça e dívidas no futuro. Neste vídeo explicamos como e onde aplicar o seu dinheiro para render mais que a famosa poupança de forma que você consiga resgatar a qualquer momento no caso de um imprevisto.

O que é e porque você precisa de uma reserva de emergência

A reserva de emergência é basicamente um valor que fica reservado para cobrir despesas inesperadas, tais como as que são demandadas por eventuais problemas de saúde, demissão ou para quando os seus rendimentos ficam abaixo da expectativa prevista em determinado momento. Sendo assim, essa reserva financeira pode ser entendida como uma certa quantidade em dinheiro que você deixa guardado. Como resultado, em um momento difícil inesperado, o seu padrão de vida possa ser mantido e as suas contas possam continuar em dia.

É necessário contar com uma reserva de emergência uma vez que estar prevenido contra eventualidades é importante. Na nossa cultura, é muito comum que as pessoas adotem uma postura imediatista e poucas pessoas se preocupam em guardar dinheiro em um fundo emergencial.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo Datafolha no ano passado, aproximadamente 65% dos brasileiros não possuem um montante em dinheiro reservado. Tudo isso para cobrir eventuais emergências. Muita gente escolhe comprar tudo aquilo que quer, sem nenhuma preocupação com o futuro, o que pode acabar levando a problemas de ordem financeira.

Para fugir disso, é importante que você entenda a necessidade de formar uma reserva de emergência.

Em primeiro lugar, o fundo de emergência evita que você fique endividado e necessite de empréstimos, seja para manter suas contas em dia em caso de desemprego, seja para cobrir despesas causadas por problemas de saúde ou acidentes, ou qualquer outra eventualidade que possa acontecer.

Além disso, caso você trabalhe de forma autônoma, a reserva de emergência é importante para manter o equilíbrio das suas contas. Levando isso em consideração, fica claro o quanto é importante ter um montante em dinheiro reservado.E, para isso, uma estratégia inteligente é escolher uma aplicação financeira adequada para essa finalidade.

opiniao@moneytimes.com.br