A melhor ação de infraestrutura para investir, segundo o BTG Pactual
A Santos Brasil (STBP3) é a top infra pick do BTG Pactual, que segue recomendando compra do papel, segundo relatório enviado a clientes.
Após visita ao Tecon Santos, principal terminal portuário da Santos Brasil e responsável por, em média 80%-85% do Ebtida da empresa, o BTG destacou que o recente bloqueio dos portos chineses teve um impacto menor do que o esperado no primeiro semestre.
Além disso, segundo o relatório, o ambiente de precificação do Porto de Santos permanece construtivo, especialmente considerando a diferença de preço entre o Tecon e outros portos de referência.
“Globalmente, a visita reforçou a nossa confiança em sólidos volumes portuários e melhores condições de preços para os próximos anos, levando-nos a esperar uma revisão para cima dos lucros nos próximos trimestres. Mudança adiante, a Santos Brasil deve continuar liderando o aumento de capacidade em Santos, um poderoso fosso econômico considerando o valor estratégico da região”, diz.
Boas perspectivas para o futuro da Santos Brasil
O BTG destaca que, em termos de estratégia comercial, o evento mais relevante no radar está previsto para o próximo ano, quando a Santos Brasil renegociará seu contrato com a Maersk (com vencimento em março de 23).
“No entanto, dá um vislumbre do ambiente de preços para o início de 2023. Dada a diferença entre os preços atuais do Tecon Santos e demais terminais, vemos espaço para uma sólida anto, há alguns outros pequenos contratos a serem negociados este ano, que podem aumento de preços acima da inflação”, diz o relatório.
Leilão do terminal STS-10 no Porto de Santos
Para o BTG, as preocupações sobre o leilão do terminal STS-10 parecem exageradas.
Isso porque, no leilão do terminal STS10, a administração explicou que o aumento de capacidade é significativamente menor do que o observado em 2013 -2014, quando a BTP e a DP World (na época representada pela Embraport) entraram no Porto de Santos, desafiando o domínio do Tecon Santos ao quase dobrar a capacidade portuária.
Além disso, o relatório destaca que o terminal só deve entrar em operação em 2027, como melhor cenário e assumindo que o leilão ocorra no início de 2023, sem grandes impactos na dinâmica de preços nos próximos anos.
“Ao todo, o evento reforçou nossas expectativas de expansão da margem ST e Santos Brasil continuando a ditar o crescimento do lado da oferta no Porto de Santos nos próximos 3-4 anos”, diz o BTG.
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