CryptoTimes

A maioria dos bancos da China já está usando blockchains

22 abr 2020, 13:59 - atualizado em 22 abr 2020, 14:01
Cerca de 420 empresas de blockchain foram registradas pela Administração Ciberespacial da China no fim de 2019, afirmou o banco (Imagem: Crypto Times)

Mais de 70 das empresas de serviços financeiros da China, incluindo bancos estatais e gigantes empresas de tecnologia, estão usando aplicações financeiras baseadas em blockchain.

De acordo com um novo whitepaper, publicado pelo Banco Industrial e Comercial da China (ICBC, na sigla em inglês), um dos maiores bancos estatais do país, bancos chineses estão planejando usar blockchains em áreas como financiamento comercial, gerenciamento de cadeias de fornecimento, acordos, notas fiscais digital e outras aplicações.

Quatro das maiores empresas de tecnologia do país — Baidu, Alibaba, Tencent e JD — também estão trabalhando em suas próprias aplicações de serviços financeiros baseadas em blockchain. Segundo o documento, a maioria desses blockchains terá permissões.

(Imagem: Whitepaper sobre aplicações financeiras em blockchain do ICBC)

O documento também fornece detalhes sobre aplicações específicas.

Por exemplo, o próprio ICBC criou uma plataforma de acordos comerciais entre China e Europa que usa tecnologia de registro distribuído (DLT) e contratos inteligentes para autenticar e sincronizar informações de exportação compartilhadas por empresas, alfândegas, bancos e agências governamentais.

De acordo com o whitepaper, bancos e empresas chinesas estão usando blockchains para gerenciar fundos, controlar cadeias de fornecimento, emitir valores mobiliários e rastrear os pontos de fidelidade de clientes.

Cerca de 420 empresas de blockchain — 17% são financeiras e 120 são projetos de serviços financeiros baseados em blockchain — foram registradas pela Administração Ciberespacial da China no fim de 2019, afirmou o banco.