A lista de concursos públicos deste ano; governo autoriza 9,5 mil vagas
O Governo Federal autorizou, até este mês, a abertura de 9.585 mil vagas temporárias e efetivas para concursos públicos em 2023.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou os concursos para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Fundação dos Povos Indígenas (Funai) e Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI).
A realização dos certames faz parte dos objetivos de profissionalização da administração, para qualificar e recompor a força de trabalho, fortalecer órgãos públicos e melhorar o atendimento à população, segundo o órgão.
Meri Lucas, secretária interina de gestão de pessoas e relações de trabalho do MGI, pontua que nos últimos sete anos a administração pública teve uma perda de cerca de quase cem mil servidores. Segundo Lucas, esses profissionais saíram por motivos diversos.
Concursos públicos: Vagas
O Ministério das Relações Exteriores oferecerá 30 vagas para exercer o cargo de terceiro-secretário da carreira de diplomata.
Já no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação serão 814 vagas, que exigem nível superior, para os cargos de analista em ciência e tecnologia, pesquisador e tecnologista.
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima proverá 98 vagas de analista ambiental, exigindo também o nível superior.
Em 19 áreas, a Funai terá 502 vagas. Algumas delas são: agente em indigenismo, administrador, antropólogo, arquiteto e arquivista.
O IBGE também terá concursos. Com 8.141 vagas de contratação temporária, estão as posições de, entre outras, codificador, agente censitário mapeamento, agente de pesquisas e mapeamento. A escolaridade é de nível intermediário a superior.
Todas as instituições têm o prazo de seis meses, contados da data da autorização, para a publicação de editais e demais normas do concurso.