Coluna do Market Makers

A frase que eu mais gosto de ouvir na Faria Lima

08 ago 2023, 14:43 - atualizado em 08 ago 2023, 14:43
Daniel Goldberg
De acordo com Goldberg, o excesso de retorno nasce com o segundo investidor (Imagem: Market Makers)

O episódio #55 com o Daniel Goldberg ainda não saiu da minha cabeça. Os dois tipos de investidores apresentados por ele me trouxeram uma longa reflexão e trarei aqui como ambos podem coexistir.

Existe a turma do “o quê”, que seriam os investidores que escolhem um ativo, entendem tudo sobre ele, projetam seus fluxos de caixa, trazem a valor presente e chegam a um veredito sobre aquela empresa; e a turma do “porquê”, que apesar de também fazer isso, foca a decisão em outra questão: por que essa oportunidade existe?

De acordo com Goldberg, o excesso de retorno nasce com o segundo investidor.

De bate e pronto, eu diria que sou mais sou da turma do “o quê”. Porém, nenhuma tese de investimento entra na Carteira Market Makers sem que a gente tenha uma resposta para a pergunta do “por que essa oportunidade está se apresentando para mim?”.

Essa pergunta, inclusive, está no nosso processo de investimento:

Goldberg assume que toda e qualquer informação pública sobre um ativo está incorporada aos preços e que, portanto, seria errado (ou mesmo arrogância) assumir que você está comprando algo porque sabe mais desse negócio do que o seu colega.

Essa teoria está associada à hipótese dos mercados eficientes que diz que os preços dos ativos financeiros refletem todas as informações do mercado e da economia. E o preço dos ativos representa, em qualquer momento, o real valor daquele ativo em face de todas as informações existentes.

Eu concordo – em partes.

Clique aqui para ler o texto completo