A franquia que dá lucro de R$ 100 mil por mês para os franqueados; conheça
A Orthopride é uma clínica odontológica, que pede um investimento inicial de R$ 550 mil. A marca possui 8 prêmios de excelência pela Associação Brasileia de Franchising (ABF) e os franqueados podem ter um faturamento mensal de R$ 300 mil, com prazo médio de retorno em até 24 meses para ambos.
O lucro mensal é de R$ 100 mil, segundo a empresa. O contrato tem duração de 5 anos e ao fim, é pago o valor correspondente a 75% do valor da taxa de franquia vigente no período. A taxa de franquia é aproximadamente 90 mil, o que dá em torno de 63 mil, segundo a marca.
Nesse sentido, vale destacar que a média de lucratividade é apenas um valor aproximado e, dessa forma, o franqueado pode ultrapassar ou até mesmo cair nessa projeção.
Richard Magrath, COO e sócio do Grupo Orthopride, disse ao Money Times que o primeiro ponto para o franqueado conseguir lucrar o estimado é ter uma equipe comercial com o perfil e quantidade indicada pela franqueadora.
“Outro ponto importante está no uso de todas as ferramentas digitais de apoio à venda e relacionamento com o paciente. E, além disso, um controle importante de despesas, porém sem abrir mão dos investimentos em equipe e em iniciativas comerciais e de marketing. Com estes três pontos é possível chegar ao objetivo”.
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Franquias: o que o franqueado precisa saber?
Segundo a empresa, uma franquia da rede leva em média de 6 meses a 9 meses para conseguir atingir o breakeven (equilíbrio de mercado). Até este prazo, o nível de faturamento e as despesas e receitas empatam.
Nesse sentido, o interessado na marca deverá se preparar para tirar cerca de R$ 130 mil deste faturamento para arcar com as despesas do negócio.
Entre os maiores desafios, Magrath destacou que está o de encontrar um olhar omnichannel (estratégias de negócio) para integrar os franqueados no momento que as empresas que prestam serviço passam atualmente.
“Ao longo do período, o foco de toda empresa no segmento de prestação de serviço, tem sido um olhar mais clínico na experiência do cliente. Então, um dos nossos desafios tem sido um olhar mais omnichannel de integrar nossos investidores nesse movimento que passa muito pelo olhar da transformação digital no varejo“.
A estrutura mínima que uma unidade precisa é de 150 m², com pelo menos 16 colaboradores por unidade. Segundo a marca, o público alvo tem sido entre as classes B, C e D+.
Para evitar concorrência entre unidades próximas, a franquia faz um estudo variando de região a região, mas sempre respeitando um raio de 3 km entre as unidades.