O Melhor do Seu Dinheiro

A ficha caiu: mercado adia corte de juros nos EUA e Ibovespa se prepara para ajuste negativo; confira as notícias que impactam o mercado hoje

14 fev 2024, 8:06 - atualizado em 14 fev 2024, 8:30
Imposto, Investimentos, Lula
Imagem: Pexels

O ano de 2024 começa finalmente nesta Quarta-Feira de Cinzas. Seria fácil repetir desejos de feliz ano novo. Ou então falar de ressaca no pós-pé-na-jaca carnavalesco. Mas hoje é preciso recorrer a um não muito agradável “eu te avisei”.

Em nome da precisão, o alerta não partiu de mim. Quem avisou foram os dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). A luta contra o dragão da inflação não estava — nem está — ganha.

Durante meses, os participantes do mercado recusaram-se a dar ouvidos a quem decide a política monetária norte-americana. Os investidores vinham antecipando a vitória contra a inflação à revelia dos alertas do Fed.

Primeiro apostaram que a autoridade monetária norte-americana poderia começar a cortar os juros em março. Depois adiaram o início do ciclo de alívio para maio. Até que ontem vieram os números da inflação ao consumidor norte-americano em janeiro.

A taxa anual de inflação até desacelerou nos EUA, mas menos do que se esperava — e os investidores finalmente se renderam aos dados.

O Fed pode ter errado quando considerou a inflação um fenômeno transitório, mas acertou ao perceber que ela está mais resistente do que o desejado.

O fato é que a ficha caiu e os investidores passaram a terça-feira se ajustando à perspectiva de que o Fed começará a cortar os juros apenas em junho. Talvez.

Diante disso, os juros projetados dos títulos da dívida norte-americana voltaram a subir e todos os principais índices de ações de Wall Street fecharam em queda de mais de 1% na terça-feira de Carnaval.

Não bastasse isso, o iShares MSCI Brazil (EWZ), principal fundo de índice (ETF) brasileiro, caiu quase 3% ontem.

Portanto, o Ibovespa terá um ajuste negativo a fazer quando voltar do feriado, às 13h desta Quarta-Feira de Cinzas.

Para ficar por dentro de como essa situação influencia seus investimentos, acompanhe a cobertura de mercados do Seu Dinheiro.

O que você precisa saber hoje

PREPARANDO A DECLARAÇÃO
Informes de rendimentos para o IR 2024 devem estar disponíveis até 29 de fevereiro; veja quem precisa enviar e o que fazer caso não receba algum deles.
Saiba quais informes de rendimentos você deve esperar receber até o fim deste mês; documento é essencial para preencher declaração de imposto de renda e comprovar informações junto à Receita Federal.

EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL
Treta no ar: Gol (GOLL4) acusa Latam de se aproveitar da crise para tentar tomar seus aviões e pilotos.
A Justiça dos EUA acata parcialmente a queixa da Gol contra sua principal concorrente no mercado aéreo brasileiro.

CORRIDA DAS BIG TECHS
Nvidia surfa sucesso da inteligência artificial e ultrapassa a Amazon em valor de mercado.
A fabricante de chips está avaliada em US$ 1,785 trilhão, tornando-se a quinta empresa mais valiosa do mundo.

NEGÓCIOS ESTRATÉGICOS
Petrobras (PETR4) vai recomprar refinaria do Mubadala? Prates anuncia parceria estratégica com fundo árabe.
A petroleira e o Mubadala vão aumentar as discussões sobre uma parceria estratégica para a operação da Refinaria Landulpho Alves, na Bahia.

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS
Uma nova bolha está se formando? Ganhos concentrados em poucas ações soam o alarme em Wall Street.
O S&P-500 atingiu 5 mil pontos pela primeira vez, mas a concentração de ganhos em poucas empresas chama a atenção para uma possível bolha, segundo o colunista Matheus Spiess.

seudinheiro@moneytimes.com.br