A festa do bitcoin (BTC) acabou — ou só começou? Glassnode avalia se rali da criptomoeda continua após superar ‘nível crítico’ de preços

Depois de tocar os US$ 94,3 mil nas máximas da semana até o momento, a pergunta que os investidores se fazem agora é: para onde vai o preço do bitcoin (BTC)?
A alta recente foi motivada por um alívio no panorama macroeconômico, com o fim das tensões entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o chefe do Federal Reserve, Jerome Powell.
Além disso, a guerra comercial dos EUA contra a China também teve uma trégua momentânea.
Com o cenário atual, o preço do bitcoin deve permanecer sem um norte claro. Afinal, as tarifas comerciais devem começar a refletir nos preços em breve, o que deve acelerar a inflação e, consequentemente, os juros.
Mas o Glassnode, em sua newsletter semanal de análise do mercado, aponta que alguns dados on-chain mostraram uma certa resiliência do BTC após a alta. Em outras palavras, isso pode significar uma base mais sólida para inspirar novas altas.
- VEJA TAMBÉM: O Agro Times vai participar das principais feiras de agronegócio do Brasil – acompanhe gratuitamente a cobertura completa
Uma análise do bitcoin (BTC) agora
A publicação do Glassnode mostrou que o impulso do BTC fez com que o preço recuperasse brevemente o Custo Base dos Investidores de Curto Prazo (STH Cost Basis) do bitcoin, que estava em US$ 92,9 mil.
Este nível é considerado um ponto crítico que historicamente separa o mercado entre o momento de alta (bullish) e de baixa (bearish). A superação sustentada acima deste nível de preços tem grandes chances de alimentar a confiança do mercado.
Além disso, a porcentagem da oferta de bitcoins em lucro também aumentou, de 82,7% para 87,3%, indicando que uma parcela maior de BTCs está sendo negociada com lucro. A estabilização acima de 90% geralmente indica euforia do mercado.
- E MAIS: Ação brasileira da qual ‘os gringos gostam’ tem potencial para subir mais de 20% em breve; saiba o porquê
Do mesmo modo, a relação entre lucro e perdas dos investidores de curto prazo atingiu um nível neutro, sugerindo que muitos compradores recentes estão no ponto de equilíbrio.
Não apenas isso, mas esse indicador também aponta para um “teto” de perdas, o que pode fazer os investidores esperarem antes de tomar uma decisão de comprar ou se desfazer de suas moedas.
Positivo, porém…
Por fim, o lucro realizado na rede também aumentou após a valorização do bitcoin. Esse movimento de realização tende a pressionar as cotações, porém, a capacidade do mercado de absorver essa pressão de venda sem cair mostrou que a estrutura está mais resiliente do que o esperado.
Vale dizer que os analistas do Glassnode não afirmam categoricamente que se trata de um momento de otimismo desenfreado, apesar dos dados positivos. O mercado de criptomoedas é altamente volátil e sensível às variações macroeconômicas.
Por isso, os investidores devem manter uma parcela responsável dos seus investimentos em ativos digitais.