BusinessTimes

A estratégia para investir em ações e renda fixa em 2022

24 dez 2021, 9:44 - atualizado em 24 dez 2021, 9:44
2022
Genial recomenda que o investidor não tenha “receio” em ser conservador em 2022. (Imagem: Unsplash/ Isabela Kronemberger)

A Genial Investimentos emitiu um relatório nesta semana recomendando cautela ao investidor em 2022, diante do que a corretora classifica como cenário desafiador, e estabelecendo uma estratégia para investir em ações e renda fixa nos próximos meses.

“Não é momento para sermos heróis ou heroínas, é momento de termos estratégia e saber atuar no momento correto”, disse a corretora em relatório assinado pelo analista Filipe Villegas.

A casa diz que, em suas recomendações emitidas ainda neste ano, tem buscado alocações em ativos de alta liquidez, dolarizados e aqueles mais arriscados que tenham boa assimetrias de preços.

Renda fixa

A Genial recomenda que o investidor não tenha “receio” em ser conservador, com a Selic próxima dos 12% ao ano em meados de 2022.

“Se você tem um perfil conservador ou quer estar pronto para oportunidades advindas da volatilidade ‘use e abuse’ de títulos pós-fixados atrelados à Selic e com liquidez diária”.

A corretora diz que o cenário eleitoral deve provocar “espasmos” dos juros de longo prazo. “Fique atento a oportunidade de alocação em títulos pré-fixados ou indexados à inflação. Mas lembre-se de carregar esses títulos até a sua data de vencimento”, comenta.

Renda variável

Para aqueles investidores que mesmo em um cenário complexo querem estar alocados em renda variável, a Genial divide as recomendações em setores de commodities, empresas de crescimento secular, blue chips, além de ETFs e BDRs.

Empresas ligadas à commodities: Para a Genial, uma das maneiras de proteger o seu capital do cenário Brasil pode ser com alocação em empresas exportadoras, cuja receitas dependem muito mais do cenário externo (China, EUA, Europa) do que o interno.

“Essas empresas podem servir como refúgio diante de um cenário mais adverso envolvendo as perspectivas futurar para o Brasil”, diz.

Empresas com crescimento secular: Segundo a corretora, exisitem diversas empresas que devem continuar entregando crescimento mesmo diante de um cenário macro, fiscal e político desafiadores.

“Apesar de estarmos recomendando conservadorismo em 2022, para aquele investidor praticante de Buy and Hold, estamos numa janela de ótimas oportunidades para alocação em tranches durante 2022 visando o longo prazo”, diz.

Para a Genial, são nesses momentos de volatilidade que surgem as melhores oportunidades de comprar ações de boas empresas com preços mais justos.

Blue Chips: Para grandes investidores, ter flexibilidade e facilidade para entrar em sair de uma posição será essencial para os próximos meses, diz a Genial.

“Empresas de grande capitalização podem ser uma figura importante dentro de uma carteira de investimentos em renda variável”, pondera.

ETF e BDRs: Para a Genial, nos últimos anos a entrada de novos ETF de índices globais e temáticos além da possibilidade do investidor pessoa física de comprar BDRs abriu um leque de oportunidade para o investidor local poder diversificar seu patrimônio.

“Use e abuse dessa oportunidade caso queria não se expor ao cenário local no próximo ano”, afirma a corretora.

Disclaimer

O Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar