O Melhor do Seu Dinheiro

À espera de esclarecimentos: Ibovespa na contramão dos mercados internacionais, ata do Copom, divulgação do IPCA-15, reta final dos balanços do 4T23 e outros destaques do dia

26 mar 2024, 8:18 - atualizado em 26 mar 2024, 8:18
carteira-recomendada-acoes
(Imagem: Freepik)

Pouca coisa é pior do que ficar em dúvida. Incerteza e expectativa figuram entre os principais gatilhos de ansiedade. É com isso em mente que os investidores esperam receber uma dose de calmante na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) e o IPCA-15 de março.

O Ibovespa vem encontrando dificuldade para acompanhar a recente melhora das bolsas internacionais. Na semana passada, o Banco do Japão pôs fim à era dos juros negativos nas economias desenvolvidas, o Fed projetou três cortes de juros em 2024 e o Banco da Inglaterra deu indícios de que um alívio monetário é iminente.

Lá fora, os ativos de risco reagiram positivamente. No entanto, a bolsa brasileira não acompanhou. Aparentemente, tudo por causa de uma letrinha. O forward guidance do Copom, estabelecido justamente para dar alguma previsibilidade ao rumo das taxas de juros, perdeu o plural e passou para o singular.

O Copom está comprometido com apenas mais um corte de 0,50 ponto porcentual na taxa Selic. Não significa que o próximo corte não possa ser sucedido por outro da mesma magnitude. Os diretores do BC só não queriam ficar de mãos atadas, mas não souberam explicar isso direito. O comunicado não comunicou e o mercado ficou ressabiado.

A expectativa é de que a ata do Copom, que sai agora pela manhã, esclareça as dúvidas dos investidores e os ativos brasileiros possam acompanhar a melhora das bolsas internacionais. Aliás, essa percepção por pouco não ajudou o Ibovespa a ficar no zero a zero ontem.

Também está no radar dos investidores o IPCA-15. A expectativa é de que a prévia da inflação oficial de março mostre uma forte desaceleração.

A mediana das estimativas do Broadcast indica que o IPCA-15 deve cair de 0,78% para 0,32% na passagem de fevereiro para março. Já no acumulado em 12 meses, a prévia da inflação deve baixar de 4,49% para 4,10%, consolidando sua jornada rumo ao centro da meta.

Não será o suficiente para descolar o Copom do cenário de juros ainda elevados pelos bancos centrais das economias desenvolvidas, mas pode ajudar os diretores do BC a afrouxarem um pouco o nó da gravata.

No mundo corporativo, enquanto a temporada de balanços do último trimestre de 2023 dá seu sprint final, a tumultuada assembleia de credores da Oi terá sequência a partir das 14h de hoje.

Para saber se as dúvidas serão dissipadas (ou não), acompanhe a cobertura de mercados do Seu Dinheiro.

O que você precisa saber hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS
A jornada tortuosa do Banco Central: Como Campos Neto virou refém dos indicadores — e não deve escapar desse cativeiro antes de junho.
 O BC não percebeu alterações no cenário econômico e parece pessimista demais, mas ata do Copom, IPCA-15 e RTI devem ajudar a esclarecer essa visão.

SD ENTREVISTA
ClearSale (CSLA3) está “fit” e tem nova estratégia para começar 2024, diz CEO — veja os destaques do balanço e o que esperar da empresa para este ano.
 A empresa especialista em prevenir fraudes em transações online divulgou hoje o balanço do quarto trimestre de 2023 e o novo posicionamento da marca.

MAIS UM ROUND
Gafisa (GFSA3): Justiça do Rio determina bloqueio imediato de ações de titularidade da Esh.
 Essa é mais uma vitória da incorporadora na disputa societária contra a gestora após o cancelamento da assembleia que deveria acontecer no dia 18 de março.

MAIS COMPETITIVO
Banco do Brasil reduz IOF para compras com cartão de crédito no exterior para 1,1%, mesmo valor das compras no débito e em espécie.
 Segmentos premium de cartões de crédito do BB agora competem com contas em moeda estrangeira e pagamentos em espécie.

IR 2024
Como declarar compra, venda, doação e propriedade de veículos no imposto de renda.
 Veículos motorizados como carros, motos, barcos e aviões precisam ser informados na declaração de imposto de renda, independentemente do valor.

Uma excelente terça-feira para você!

seudinheiro@moneytimes.com.br