O Melhor do Seu Dinheiro

A emenda (de feriado) e o soneto: Os ajustes da B3, a queda das ações da Apple e muito mais

08 set 2023, 9:03 - atualizado em 08 set 2023, 11:04
B3, Ibovespa, Boi magro, Queda, Ações
(Imagem: REUTERS/Carla Carniel)

Diz a lenda que o poeta português Bocage recebeu um pedido para revisar o soneto de um aspirante a escritor. Mas desistiu da tarefa porque os versos eram tão ruins que qualquer correção tornaria o poema ainda pior.

Daí teria surgido a expressão “pior a emenda que o soneto”, que os investidores brasileiros vão testar nesta sexta-feira, na volta do feriado da Independência.

Enquanto a B3 estava fechada, as bolsas em Wall Street sofreram depois que dados do mercado de trabalho mostraram uma inesperada redução dos pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos.

A notícia é boa isoladamente para quem arrumou trabalho, mas sinaliza que o BC norte-americano pode ter de elevar os juros novamente para manter a maior economia do planeta nos trilhos.

Como se não bastasse, as ações da Apple registraram forte queda depois que big tech foi arrastada para o meio da briga geopolítica entre EUA e China.

Isso porque as autoridades do país asiático decidiram proibir os funcionários do governo de usarem iPhone a trabalho. A China, vale lembrar, responde por quase 20% das vendas globais da Apple.

Em meio a esse caldeirão, os recibos de ações brasileiras (ADRs, na sigla em inglês) negociados em Nova York tiveram forte queda ontem.

A expectativa, portanto, é que hoje a B3 se ajuste a esse movimento. Até porque as bolsas lá fora seguem no vermelho na manhã desta sexta-feira.

Mas para saber se a emenda do feriado na bolsa será de fato pior que o soneto, vale a pena seguir a nossa cobertura em tempo real de tudo o que mexe com os mercados.

O que você precisa saber hoje

MODO AVIÃO
Apple banida na China? Ações da gigante caem com restrições ao uso do iPhone.
 Governo chinês proibiu funcionários do governo de usarem o aparelho para fins de trabalho e pode estender restrição; China responde por quase 20% das receitas da Apple. Confira.

FOME DE AQUISIÇÕES
Chocolate com café: Nestlé fecha compra da dona da Kopenhagen e Brasil Cacau.
Nestlé paga R$ 4,5 bilhões pelo Grupo CRM, dono das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau, segundo informações da imprensa. Rede conta com mais de mil lojas. Entenda a transação. 

AGRO É POP
Grupo belga avalia empresa brasileira de produtos agrícolas biológicos Biotrop em R$ 2,8 bilhões em aquisição.
 Biobest fechou a aquisição de 85% da empresa com sede em Vinhedo (SP) e que tem a gestora Aqua Capital e o GIC (fundo soberano de Singapura) como principais acionistas.

SEXTOU COM O RUY
Para obter retornos extraordinários com ações, é preciso procurar longe dos holofotes; veja o exemplo de um papel “desconhecido” que já subiu 190%.
 Papéis que estão no Ibovespa ou são recomendados nas carteiras mensais de grandes bancos e corretoras normalmente já estão razoavelmente bem precificados, escreve o colunista Ruy Hungria.

Aquele abraço e uma ótima emenda de feriado!

seudinheiro@moneytimes.com.br