A eleição no Congresso vai começar; como partidos estão se movimentando?
O Congresso Nacional volta ao trabalho em fevereiro e com novidades. Além de novas peças, eleitas em outubro do ano passado, e um novo governo, tem a eleição dos novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado.
Às vésperas do retorno às atividades, parlamentares se articulam na formação das chapas formadas por partidos aliados.
Eleição na Câmara
O atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) é o favorito na disputa pela reeleição. Segundo publicou o jornal “O Globo”, Lira chegou a um acordo com as duas maiores bancadas, o PT e o PL, para a divisão de postos estratégicos na estrutura da Casa.
Para a viabilidade do acordo, a sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro abriu mão do comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que deverá ser presidida por um petista.
Na troca pela aliança, o PL deve indicar um deputado da sigla como relator do Orçamento de 2024, de olho na possibilidade de envio de recursos para redutos de aliados em ano de eleições municipais.
Novo presidente do Senado
O PL também se movimenta para emplacar um presidente também no Senado. Com isso, o partido formalizou neste sábado (28) a formação de um bloco com os partidos PP e Republicanos para apoiar a candidatura do senador Rogério Marinho (PL-RN) à presidência da Casa.
Participaram da formalização do anúncio o ex-ministro da Casa Civil na gestão Bolsonaro e presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI); o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto; a futura líder do PP na casa, Tereza Cristina (MS); o presidente do Republicanos, Marcos Pereira, além do candidato à presidência do Senado pelo bloco, senador Rogério Marinho.