O Melhor do Seu Dinheiro

A decisão do Fed, a volta dos fundos imobiliários, Braskem (BRKM5) disputada e outros destaques do dia

12 jun 2023, 8:05 - atualizado em 12 jun 2023, 8:07
Jerome Powell Federal Reserve CBDC
A percepção de que o Fed pausará o ciclo de alta de juros é majoritária em Wall Street. (Imagem: Kevin Dietsch/Pool via Reuters/File Photo)

… Eu tive um pesadelo agora. Sonhei que tinha uma decisão de juros lá fora — batendo no portão. 

Era a dura decisão de juros do Federal Reserve (Fed, o Banco Central norte-americano), que acontece nesta semana. Que aflição. 

As opiniões estão divididas quanto ao próximo passo da autoridade monetária: a percepção de que o Fed pausará o ciclo de alta de juros é majoritária em Wall Street.

No entanto, a nem tão santa criatura da inflação segue solta pelas praças norte-americanas. Isso mantém alta a parcela de investidores que vê espaço para uma nova elevação residual, considerando a força mostrada pelo mercado de trabalho do país. 

Já no Brasil, não há mais pesadelo, nada. Há quem procure agenda até no vão da escada — mas não é lá que acontece a confusão. 

Sem maiores indicadores locais, os investidores não ficam aí, parados de pijama, e permanecem com os olhos voltados para Brasília, onde o bicho é brabo e não sossega.

Temas importantes para o governo federal estão sendo debatidos por lá. A saber: a reforma tributária e o novo arcabouço fiscal — este último, em avançada análise pelo Senado.

Para você não esquecer a escova, o sabonete e o violão por aí, acompanhe o nosso ao vivo de mercados aqui no Seu Dinheiro.

Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

SD ENTREVISTA
O jogo começou a virar a favor dos fundos imobiliários na disputa com a renda fixa, diz CEO de gestora com mais de 100 mil cotistas.
 Na visão de Diego Siqueira, diretor executivo da TG Core Asset, até mesmo os investidores mais conservadores devem voltar a olhar com mais carinho para os FIIs em breve.

PROPOSTA NA MESA
Corrida pela Braskem (BRKM5): agora, é a vez da Unipar (UNIP6) entrar na briga pela fatia da Novonor na petroquímica.
 A participação detida pela ex-Odebrecht, que já era cobiçada pelo fundo americano Apollo e a petroleira Adnoc, atraiu o interesse da produtora de cloro e soda.

BATENDO O IBOVESPA
Quais small caps têm o melhor desempenho em 2023 até agora? E quais caem mais no ano?
 A classe das small caps tem se beneficiado das perspectivas de recuperação da economia doméstica, com inflação arrefecendo e queda de juros.

DESCONTO AMARGO
Na Localiza (RENT3), carro zero mais barato é sinônimo de impacto negativo nas finanças.
 A empresa estima um efeito milionário para o braço de seminovos já no segundo trimestre, considerando a competição com os carros zero.

PLANOS DE EXPANSÃO
Reforçando o caixa: Oncoclínicas (ONCO3) fará oferta de ações que pode movimentar R$ 735 milhões. 
A companhia pretende usar os recursos levantados com a oferta primária para viabilizar a expansão orgânica de sua rede.

Forte abraço e uma ótima (e musical) semana para você!

camille.lima@seudinheiro.com