AgroTimes

A de Agro lança solução ESG que pode movimentar R$ 1,8 bilhão nas próximas safras

04 jan 2022, 14:40 - atualizado em 04 jan 2022, 14:41
A de Agro
Sistema vai auxiliar produtores rurais na obtenção de financiamentos mais justos ao verificar a conformidade de seus negócios às práticas ESG (Imagem: Divulgação)

A agfintech A de Agro, que utiliza análise de safras por inteligência artificial para disponibilizar serviços aos produtores, lançou um portfólio de crédito estendido de análises de conformidades ESG especializadas no agronegócio.

O sistema vai auxiliar os produtores rurais na obtenção de financiamentos mais justos ao verificar a conformidade de seus negócios. A projeção é que a empresa movimente, nas safras 2021/22 e 2022/23, cerca de R$ 1,8 bilhão.

Nessa primeira etapa, os serviços da A de Agro unirão a capacidade de processamento e análises via Inteligência Artificial com bancos de dados oficiais. A proposta é unir informações públicas já disponibilizadas pelos órgãos responsáveis à dados produzidos por sua própria tecnologia.

A empresa conseguirá entregar dados de desmatamento sempre atualizados, ao mesmo tempo que disponibilizarão de forma transparente as informações do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (Prodes) e do Global Land Analysis & Discovery (Glad).

A plataforma também fornecerá informações sobre o trabalho escravo e as sobreposições em territórios agrícolas com áreas demarcadas de quilombos, terras indígenas, unidades de conservação, áreas de preservação permanente e reservas legais.

“Hoje o Brasil entende consulta em órgãos públicos como sinônimo de ESG”, explica Eduardo Souza, head de produtos da A de Agro.

Embora isso seja importante para as discussões, o executivo acredita na capacidade do próprio mercado agro de pautar o debate sobre conformidade ambiental e sustentabilidade, utilizando outros dados como os gerados pela nossa tecnologia, que já alimenta algumas decisões de financiamento.

Todas as análises da plataforma e todas as consultas em órgãos públicos são facilmente acessadas com o CPF ou CNPJ do produtor rural.

Também é possível utilizar somente o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o número do Sistema de Gestão Fundiária (Sigef) ou até mesmo apenas a latitude e longitude.

O serviço pode ser contratado de maneira individual, mas também existe a possibilidade de combiná-lo a outros produtos A de Agro, como análise da safra, monitoramento de lavoura e financiamento digital

“O lançamento atende às preocupações dos consumidores em busca de empresas transparentes em relação à sustentabilidade, às mudanças climáticas e à rastreabilidade de produtos”, diz Souza.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
lucas.simoes@moneytimes.com.br
Linkedin Instagram Site
Repórter de renda fixa do Money Times e Editor de agronegócio do Agro Times desde 2019. Antes foi Apurador de notícias e Pauteiro na Rede TV! Formado em Jornalismo pela Universidade Paulista (UNIP) e em English for Journalism pela University of Pennsylvania. Motivado por novos desafios e notícias que gerem valor para todos.
Linkedin Instagram Site
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar