Na contramão do Jolts, ADP mostra desaceleração de vagas de trabalho no setor privado dos EUA
O setor privado nos Estados Unidos (EUA) criou 122 mil novas vagas de trabalho em dezembro de 2024, mostra o Relatório da Automatic Data Processing (ADP). O número representa uma desaceleração frente ao mês anterior, uma vez que foram abertos 146 mil postos em novembro.
As vagas do último mês do ano vieram abaixo da expectativa do mercado, que esperava a criação de 139 mil postos.
“O mercado de trabalho desceu para um ritmo de crescimento mais modesto no último mês de 2024, com uma desaceleração tanto nas contratações quanto nos ganhos salariais. A assistência médica se destacou no segundo semestre do ano, criando mais empregos do que qualquer outro setor”, diz a economista-chefe da ADP, Nela Richardson.
Já os ganhos salariais anuais dos EUA subiram 4,6% em dezembro.
- Leia mais: o BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina, recomendou as 29 ações mais promissoras para 2025; veja
Os números trazem um alívio para o mercado, que está preocupado com o mercado de trabalho norte-americano ainda apertado.
Esse é o segundo dado do mercado de trabalho norte-americano divulgado esta semana. Ontem (7), o Jolts mostrou que o número de vagas de trabalho em aberto no país subiu para 8,1 milhões em novembro.
Na contramão do ADP, o Jolts veio acima das expectativas do mercado, que esperava uma queda para 7,73 milhões.
Agora, a expectativa fica com os dados do payroll de dezembro, que saem na sexta-feira (10), às 10h30 (horário de Brasília). A projeção é de que o indicador favorito do Fed para avaliar o nível de atividade econômica dos EUA apresente a criação de 154 mil vagas.