A ‘cereja do bolo’ do Itaú (ITUB4) no 1T23, que mantém o bancão como preferido no setor
O Itaú Unibanco (ITUB4) divulgou resultados positivos no primeiro trimestre de 2023, avaliam analistas de mercado.
Somando um lucro líquido de R$ 8,4 bilhões no período, o banco veio em linha com o esperado pelo mercado.
Para o BB Investimentos o resultado do Itaú foi “marcado por dinâmicas similares às dos trimestres anteriores” (excluindo o impacto não recorrente de Americanas no 4T22), com forte receita de juros das operações de crédito, bom desenvolvimento de carteira e receitas de serviços, e com a inadimplência em estabilidade.
- Quem tem medo do Leão? O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
Para Rafael Reis, analista do BB Investimentos, o Itaú apresentou “um conjunto de resultados equilibrado”, que é resultado de “uma postura mais conservadora na concessão de crédito no pós-pandemia, e ainda capitalizando no perfil tradicionalmente mais resiliente de cliente”.
Mas a “cereja do bolo” dos números apresentados pelo bancão foi a estabilidade da inadimplência geral no trimestre, que foi de 2,9%, um leve aumento de 0,3 pp na comparação com o mesmo período do ano anterior, diz.
Reis avalia que esse foi o melhor dado apresentado pelo banco, “ainda que alguma deterioração no índice antecedente (15-90 dias) tenha sido vista”. O BB manteve o Itaú na sua carteira de Top Picks para 2023.
A Empiricus Research também reiterou sua recomendação de compra dos ativos do banco, depois de resultados “linha com a expectativa”, pontuou Larissa Quaresma, analista da casa. Segundo o relatório da analista, o destaque positivo do balanço também foi o índice de inadimplência.
Para os próximos meses, a Guide Investimentos ressaltou que o Itaú reafirmou seu guidance, “algo que consideramos um ponto positivo”, devido à transparência histórica da governança do banco e números projetados.