A Centauro, a Pinterest e a Saudi Aramco querem o seu dinheiro da semana!
Por Marink Martins, do MyVOL e autor da newsletter Global Pass
Temos nesta semana mais um teste a respeito de uma tese que venho compartilhando aqui; uma que diz que a imensa oferta de IPOs agendada para 2019, como um todo, irá pressionar os preços das ações existentes por razões associadas a liquidez.
Nos próximos dias teremos não só o IPO da loja de materiais esportivos brasileira, Centauro, mas também o IPO da Pinterest nos EUA, e, mais importante, uma emissão de “bonds” da maior empresa do mundo — a petrolífera Saudi Aramco.
Ambas as empresas querem 1 bilhão do mercado. A brasileira quer 1 bi de reais, enquanto a americana 1 bi de dólares. A petrolífera saudita, entretanto, irá captar no mínimo 10 bi de dólares.
Os valores, mesmo no agregado, não representariam um enorme dreno de liquidez global se não fosse pelo fato de que, de agora em diante, tal absorção de recursos tende a se tornar um evento semanal. Pois é! Há no “pipeline” um número recorde de IPOs vindo a mercado. E eles representam uma importante concorrência para os ativos existentes.
Talvez você ainda não tenha visto este vídeo que gravei há uma semana onde discuto o assunto: clique aqui.
Um tema que muito me preocupa no que diz respeito aos IPOs é a crescente emissão de ações com um certo privilégio relacionado ao direito a voto em assembleias. Isto que era algo muito comum no Brasil agora invade os EUA. Empresas como a Facebook, a Google, a Lyft, a Pinterest, a Snap, e muitas outras do setor de tecnologia possuem uma classe de ações para o público e outra para os controladores.
Em um Bull Market tal evento não chega a incomodar. São nas recessões que passamos a ver tais ações negociarem com descontos expressivos em relação a aquelas com direito a voto.