A bruxa vai ser solta: Super Quarta chega acompanhada de decisões de política monetária no Japão e na Europa; confira o que agita o mercado hoje
Leitoras e leitores do Seu Dinheiro,
O Halloween se aproxima — você certamente deve ter percebido isso com a enxurrada de fotos de festas de dia das bruxas que apareceram nas redes sociais nos últimos dias.
Mas é nos próximos dias que a bruxa vai ser solta, principalmente nos mercados financeiros globais. A virada de mês vem junto com o ajuste de carteiras, o que costuma trazer volatilidade para as bolsas mundo afora.
E não será apenas na terça-feira que as pessoas irão se fantasiar e maquiar. No dia seguinte ao Dia do Saci — curiosidade: é assim que é chamado o dia das bruxas no Brasil —, acontece a decisão de política monetária do Banco Central do Brasil.
A Selic deve ser cortada em 50 pontos base, e chegar a 12,25% ao ano (dos atuais 12,75%), segundo projeções do mercado.
E não é só por aqui que vai ter decisão de juros. No mesmo dia, mas nos Estados Unidos também acontecerá o encontro do Fomc, o Copom norte-americano.
Diferentemente do Brasil, a expectativa por lá é de que o Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA) mantenha as taxas inalteradas, na faixa entre 5,25% e 5,50%.
Por isso, a fantasia utilizada pela quarta-feira é de “Super Quarta”.
Mas não será apenas uma Super Quarta — pode-se dizer que é uma “Super Semana”: nesta segunda-feira (30) acontece a decisão de política monetária do BC do Japão (BoJ, em inglês) e do Banco da Inglaterra (BoE), na quinta-feira (2).
- Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
REPORTAGEM ESPECIAL
A nova cara (e tamanho) dos escritórios: busca por luxo e conforto em prédios menores mostra tendência para fundos imobiliários, diz gestor do PVBI11. Rodrigo Abbud, que é sócio fundador da gestora, diz que companhias de menor porte estão buscando áreas pequenas, mas com características premium, para locação.
ANOTE NO CALENDÁRIO
Agenda econômica: Relatórios de emprego dominam a semana de Halloween com ‘Super Quarta’ e outros bancos centrais em foco. Vale lembrar que na quinta-feira os mercados locais ficam fechados em virtude do feriado de Dia de Finados.
GUERRA NO ORIENTE MÉDIO
Nova reunião de emergência da ONU marcada para hoje; proposta de paz entre Israel e Hamas já foi rejeitada uma vez. O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, participou de um protesto pró-Palestina no último sábado e foi duramente criticado por Israel.
FIQUE DE OLHO!
Bitcoin (BTC) disparou na última semana, mas este indicador mostra que ainda dá tempo de aproveitar a alta das criptomoedas; veja. O Fear & Greed Index (índice de medo e ganância, em inglês) do BTC voltou ao terreno positivo, o que mostra que os investidores estão dispostos a tomar mais risco.
DE REPENTE NO MERCADO
A grande fuga? Por que tem investidor gringo saindo da bolsa brasileira – e por que nem eles nem você deveriam fazer isso. Mas, se quiser, fizemos uma análise das melhores corretoras para investir direto nas bolsas internacionais; veja este e outros destaques da semana.
DE OLHO NA AUTONOMIA
O futuro do carro é híbrido — e consumidor já sabe: buscas por modelos que unem baterias e gasolina cresceram quase 120% no Brasil, diz levantamento. Já entre os modelos híbridos usados, dados do Webmotors Autoinsights mostram que a procura aumentou 95% em idêntico período.
CORRIDA ELEITORAL
Disputa pela prefeitura reacende antiga briga de Lula e Alckmin: enquanto PT apoia Boulos, ex-governador aposta em outro nome; veja qual. Segundo o vice-presidente, Tabata “é a novidade” e “a verdadeira mudança” que a cidade precisa.
DE OLHO NO YOUTUBE
Uma petroleira para ‘fugir’ da Petrobras, a Amazon querendo ‘disputar’ com o Chat GPT e por que só se fala no ‘Tesouro Direto’ americano. Veja tudo o que rolou essa semana no mercado financeiro e as oportunidades para te ajudar a investir melhor.
Forte abraço e uma ótima semana para você!