A bola do Ibovespa na boca da caçapa: bolsa tenta fechar setembro no azul com retomada do apetite por risco no exterior; confira o que agita o mercado hoje
O mercado financeiro não é um jogo de sinuca, embora às vezes deixe os investidores diante de situações bastante complicadas. Se fosse, porém, poderíamos dizer que a bola do Ibovespa está na boca da caçapa antes da abertura do último pregão de setembro.
Em agosto, aquele mês que parece ter durado um ano, o principal índice da B3 amargou queda de pouco mais de 5%. Setembro até passou mais rápido, mas nem por isso foi mais fácil.
Ontem, uma alta de pouco mais de 1% deixou a bolsa na boca da caçapa para voltar ao azul. Hoje, quando o pregão começar, o Ibovespa estará a apenas 0,01% abaixo de quando o mês começou.
No que depender das bolsas de valores estrangeiras, o índice abre em alta. O apetite por risco aumentou depois de a inflação ao consumidor da zona do euro ter desacelerado mais do que esperava.
Embora não afaste a perspectiva de juros mais altos por ainda mais tempo nas economias desenvolvidas, a leitura leva os investidores da região a acreditarem na possibilidade de uma pausa no aperto monetário na zona do euro.
Mas o que deve definir o tom da abertura é o PCE. O índice que mede a inflação dos gastos com consumo pessoal nos Estados Unidos sai antes da abertura e é esperada alguma aceleração. Resta saber em qual grau.
O que você precisa saber hoje
POTENCIAIS SINERGIAS
Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) juntas: companhias assinam acordo de olho em projetos e parcerias em combustíveis verdes. A iniciativa prevê também possíveis fornecimentos de combustíveis sustentáveis produzidos pela petroleira para consumo nas operações da Vale.
DINHEIRO NA CONTA
O que você prefere: receber dividendos na conta ou reinvestir? Nubank lança dois ETFs que seguem índice criado pela B3. Veja como vão funcionar os novos fundos com cotas listadas em bolsa que o Nubank lançou em parceria com a B3.
OLHA O CARTEIRO
Para Lula, com carinho? Chance de Roberto Campos Neto ter que mandar cartinha ao CMN por estouro da meta de inflação aumenta. A probabilidade de o Banco Central ultrapassar o teto da meta pelo terceiro ano seguido aumentou de 61% para 67% no RTI.
SEXTOU COM O RUY
Na bolsa, estar certo na hora errada é o mesmo que estar errado. Mas o momento pode ter chegado para duas ações. Segundo o colunista Ruy Hungria, se o setor ou a bolsa entrarem em um ciclo desfavorável, o timing errado certamente vai te prejudicar, mesmo que a empresa seja fantástica.
CRISE HERMANA
Bolsa da Argentina já subiu mais que o dobro do Ibovespa em 2023 — mas você não deveria se deixar levar pelo ‘ouro de tolo’; entenda. O índice Merval, principal índice da bolsa no país, sobe incríveis 175,64% em 2023 até o fechamento da última quarta-feira (27).
REITERANDO COMPRA
Minério de ferro versus aço: as mineradoras estão vencendo a disputa e a ação preferida do BTG Pactual é a Vale (VALE3); veja por quê. Os preços do minério de ferro devem começar a refletir mais nos ativos do setor a partir do terceiro trimestre.
Uma boa sexta-feira e um excelente fim de semana para você!