Finanças Pessoais

A aposta do Tesouro Nacional para conter a ‘pandemia’ das bets

23 ago 2024, 17:08 - atualizado em 23 ago 2024, 17:08
bets - apostas - tesouro nacional
Em estudo apresentado pelo Itaú, estima-se que o brasileiro tenha gasto R$ 24 bilhões com bets.(Imagem: Getty Images/ Canva Pro)

Vai até o dia 9 de setembro o prazo das inscrições para primeira Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira, realizada pelo Tesouro Nacional e a B3. De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, em entrevista ao Money Times, a iniciativa visa promover a educação financeira, principalmente em meio ao crescimento de uma “pandemia” das bets.

  • Quer saber qual é a carteira ideal para você? Ferramenta simula carteira de acordo com seu perfil, objetivo e valor inicial. Confira aqui

A ação é uma parceria do Ministério da Educação, o Tesouro Nacional e a B3, a bolsa do Brasil para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e 1ª série do Ensino Médio, que irá fornecer e testar os conhecimentos fundamentais sobre finanças pessoais, investimentos e economia.

As inscrições iniciaram em maio e já contam com cerca de 3 mil escolas inscritas, sendo 80% delas públicas. O número já está acima do esperado pelos organizadores do evento.

A preparação será feita por meio de uma plataforma que capacita professores e alunos com recursos didáticos especializados e que cria uma jornada de conhecimento de educação financeira para os envolvidos, sendo assim um conteúdo não só para a Olimpíada, mas também para ser usado durante o período todo.

“A Olimpíada é um plus, é uma forma que encontramos de testar os conhecimentos e de premiar àqueles que se engajaram com o conteúdo”, explicam.

Serão 10% dos alunos premiados com medalhas de ouro, prata, bronze e de honra ao mérito. Além disso, os demais atores, como professores e as próprias escolas terão incentivos financeiros para melhoria dos espaços estudantis.

A Secretaria do Tesouro Nacional explica também que a iniciativa vem justamente para ajudar crianças e a adolescentes a tomarem uma maior consciência sobre a relação com o dinheiro, de forma mais didática e prática em tempos onde os jogos de aposta são vendidos como investimento financeiro.

“Nós vimos muito esse crescimento das bets, isso virou uma pandemia. Nós estamos vendo pessoas com problemas familiares por conta disso. As pessoas estão vendo isso como se fosse investimento, e a gente está por muito preocupado porque isso é apenas uma diversão”, avaliam.

  • Onde investir para aproveitar as oportunidades do mercado? Assista ao Giro do Mercado para saber o que mexe com seus investimentos hoje às 12h: 

Em um estudo recente apresentado pelo Mario Mesquita, economista-chefe do Itaú BBA, estima-se que o brasileiro tenha gasto R$ 24 bilhões. Este valor equivale a 0,2% do PIB brasileiro, 0,3% do consumo total e 1,9% da massa salarial.

A iniciativa ainda casa com o programa “Pé de Meia” de incentivo financeiro-educacional voltado a estudantes de baixa renda, que ajuda a evitar a evasão escolar. A Secretaria do Tesouro Nacional reiterou, em entrevista, a importância de ações como esta que incentivam a educação financeira e a melhor administração dos recursos.

*Com informações do Ministério da Educação

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
juliana.caveiro@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.