Comprar ou vender?

A aposta de ações que reflete a expectativa por gastos excessivos do governo Lula

09 nov 2022, 13:50 - atualizado em 09 nov 2022, 13:50
Lula
Forbus reiterou que gosta que nomes específicos do consumo. (Imagem: Flickr/ Lula Oficial/Ricardo Stuckert)

O fim das eleições no Brasil cria uma janela de oportunidade para a valorização dos ativos de risco até o final do ano, mas no início de 2023 o mercado pode ser mais impactado por gastos excessivos por parte do governo Lula.

A avaliação é da gestora Forpus Capital, que fala na possibilidade de impacto sobre os ativos conforme as propostas sejam enviadas ao Congresso. “No curto prazo, deve prevalecer um otimismo inicial de todo novo mandato”, disse.

Gastos excessivos poderiam causar um desequilíbrio fiscal e contratar mais inflação, impactando de forma mais agressiva a camada mais pobre da população – daí a escolha da Forpus.

A gestora informou que vai tentar aproveitar as próximas semanas para montar posições vendidas nos setores de consumo e imobiliário das classes C e D.

“São camadas da sociedade que mais devem se prejudicar com a política econômica do novo governo”, disse em carta a clientes.

Ao Money Times, a Forpus reiterou que gosta que nomes específicos do consumo, como Hypera (HYPE3) e Track&Field (TFCO4).

“Achamos que as empresas que mais podem se beneficiar deste novo ambiente são as dos setores exportadores de commodities, onde aumentamos exposição recentemente”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desempenho das ações

O Forpus Ações FIC FIA, produto da gestora, subiu 2,37% em outubro contra uma alta de 5,45% do Ibovespa no mesmo período.

Os destaques positivos do mês foram posições compradas nos setores de Utilidade Pública (1,80%), Agrícola (1,57%), Logística (1,25%) e Óleo e Gás (1,24%).

Os destaques negativos foram posições compradas nos setores de Financeiro (-1,14%) e Mineração e Siderurgia (-0,98%).

A carteira de proteção gerou perdas de 1,14%, predominantemente nas opções de venda de empresas de tecnologia nos EUA, informou a gestora.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.