Comprar ou vender?

A ação para ter agora, de olho na queda dos juros à frente, segundo Itaú BBA

30 maio 2023, 15:38 - atualizado em 30 maio 2023, 15:38
Localiza
Localiza é uma das poucas empresas do mercado que aproveita o selo de “alta qualidade”, diz Itaú BBA (Imagem: Renan Dantas/Money Times)

Existe uma ação dentro do setor de aluguel de veículos que merece a atenção do investidor, na opinião do Itaú BBA. Analistas acreditam que, apesar de um curto prazo ainda nublado, a visibilidade sobre o médio prazo da Localiza (RENT3) melhorou.

Além disso, com uma expectativa maior de queda de juros em um futuro próximo, investidores parecem mais inclinados a olhar para 2024 e favorecer ações expostas à Selic. Dentro deste contexto, o BBA avalia que a Localiza tem um dos melhores papéis para compor a carteira agora, pois oferece:

  • potencial para revisões de estimativas positivas de resultados para 2024, devido a margens de aluguéis surpreendentemente positivas no primeiro trimestre de 2023;
  • perfil de longa duração e um balanço patrimonial alavancado;
  • valuation descontado de 16 vezes P/L (preço sobre lucro) para 2024, 27% abaixo de sua média histórica e 11% abaixo da média para a cesta com outros nomes premium de alta qualidade, como B3 (B3SA3), Weg (WEGE3) e Ambev (ABEV3); e
  • risco de downside (queda) limitado.

“Os aspectos estruturais do negócio parecem mostrar performance acima da média, mesmo sob as expectativas da própria companhia, com as margens Ebitda de aluguéis se expandindo por sinergias com a Locamerica [Unidas], a manutenção das despesas em queda devido ao rejuvenescimento da frota e os custos fixos em diluição”, comentam os analistas Daniel Gasparete, Gabriel Rezende e Luiz Capistrano, em relatório publicado nesta semana.

Essas tendências, acrescentam, vão beneficiar as margens daqui em diante, visto que as sinergias só estão começando, a idade média da frota ainda está abaixo do ideal (13 meses vs. aproximadamente oito meses em 2019) e o crescimento continuará diluindo os custos.

O BBA destaca ainda que a Localiza é uma das poucas empresas do mercado que aproveita o selo de alta qualidade, o que leva investidores a favorecerem a ação, dando preferência a ela em vez de nomes beta maiores em tempos incertos como o atual.

Apesar de ver potencial de risco negativo limitado, o BBA pontua que existe certo risco de downside devido a possíveis reformas tributárias, especialmente sobre a distribuição de juros sobre o capital próprio (JCP).

O BBA tem recomendação de “outperform” (desempenho esperado acima da média do mercado, equivalente a “compra”) para as ações da Localiza, com preço-alvo para o fim de 2023 de R$ 76.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
diana.cheng@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.