A ação de varejista mais recomendada para dezembro, segundo 24 analistas
As ações da Raia Drogasil (RD Saúde [RADL3]) foram as mais recomendadas no segmento de varejo em dezembro, de acordo com levantamento do Money Times, que considerou 24 carteiras. O papel recebeu três indicações de analistas.
Em seguida, com duas recomendações cada, aparecem Lojas Renner (LREN3), Vivara (VIVA3) e Azzas 2154 (AZZA3).
Além dessas, foram mencionados Carrefour Brasil (CBRF3), Grupo Mateus (GMAT3), Mercado Livre (MELI34) e Smart Fit (SMFT3), cada um com uma indicação.
As ações do varejo, salvo algumas oportunidades específicas, não estão entre as preferidas do mercado devido à perspectiva de alta na taxa básica de juros, que tende a impactar negativamente o consumo.
Por que Raia Drogasil
O Santander, que tem Raia Drogasil dentre as recomendações para dezembro, disse ver a queda recente no preço das ações como uma oportunidade de entrada. A recomendação se baseia na posição dominante da RD no mercado, seu histórico de crescimento consistente e a resiliência do seu modelo de negócio.
A RD é a maior rede de drogarias do Brasil, com 16% de participação em um mercado altamente fragmentado. A empresa se beneficia de uma estratégia de negócios diferenciada, na avaliação do banco, operando com duas marcas principais (Droga Raia e Drogasil) e explorando sinergias e economias de escala.
O Santander reconhece a desaceleração da indústria farmacêutica brasileira após anos de pandemia e novos desafios na demanda por medicamentos. No entanto, o banco disse acreditar que o envelhecimento da população e a expansão robusta da rede de lojas da RD atuam como catalisadores de crescimento a longo prazo.
Levantamento
O levantamento do Money Times levou em consideração as informações das carteiras de ações divulgadas por 24 instituições. Para dezembro, foram indicadas oito ações do varejo, somando 13 recomendações.
Participaram do levantamento Ágora Investimentos, Ativa Investimentos, Andbank, Banrisul Daycoval, BB Investimentos, BTG Pactual, CM Capital, EQI Research, Empiricus Research, Genial Investimentos, Itaú BBA, Monte Bravo, MyCap, Nova Futura, Planner, PagBank, Rico, RB Investimentos, Safra, Santander, Terra Investimentos, Toro e XP Investimentos.