A ação com um dos maiores potenciais de crescimento do BTG
A 3tentos (TTEN3) é uma das ações com o maior potencial de crescimento entre a cobertura do BTG Pactual. O banco tem recomendação de compra para os papéis, com preço-alvo em R$ 18 — ou seja, um eventual salto de 42,6% no valor, com base no último fechamento (17).
Thiago Duarte e Henrique Brustolin, analistas do BTG, afirmam que o aumento de preços de fertilizantes e insumos agrícolas em 2022 teve um impacto muito positivo na 3tentos e no setor de varejo de insumos agrícolas em geral.
“Desde março/22, os preços dos fertilizantes caíram 51% no mercado internacional, o que esperamos a ser refletido na receita da 3tentos ao longo deste ano”, dizem.
Eles afirmam que a chamada na 3tentos nunca foi sobre ganhos de preço, mas, sim, sobre a grande oportunidade de crescimento de volume decorrente dos planos de crescimento orgânico.
Os analistas ainda esperam um aumento de 40% no volume de varejo em 2023, que deve mais do que compensar os preços mais baixos, graças à abertura de mais de 20 lojas em três anos.
Pontos forte e fraco
Duarte e Brustolin, do BTG, afirmam que a mistura de biodiesel pode ser um acréscimo à expansão orgânica da 3tentos em direção ao Estado do Mato Grosso.
“Em 2023, esperamos a consolidação desse movimento e o fortalecimento do modelo de negócios com a entrada em operação da planta de esmagamento de soja em maio”, projetam.
Para os analistas, a integração indústria-varejo é um ponto forte do modelo da 3tentos.
Do outro lado, as condições climáticas desfavoráveis são o ponto de atenção para a companhia. Em 2022, o Rio Grande do Sul enfrentou uma das secas mais duras das últimas décadas. A safra de soja, por exemplo, veio mais de 50% abaixo das expectativas iniciais.
Se a condições continuarem desfavoráveis em 2023, comprometerá a safra de milho e eventualmente a de soja.
Para a 3tentos, a fraca produtividade da soja representa três ameaças principais:
- mix de produtos menos favorável, já que os agricultores exigem menos defensivos, que oferecem maiores margens de varejo;
- menos caixa, o que pode aumentar as necessidades de capital de giro no negócio de varejo; e
- aumento dos custos de originação para o negócio da indústria, forçando a 3tentos a comprar soja de produtores de locais mais distantes.
Expectativas
Quanto às estimativas em relação à ação, o BTG ainda acredita que a 3tentos está prestes a mais que dobrar seu Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) de 2020. A expectativa é que em 2024 o indicador ultrapasse o R$ 1 bilhão.
Além disso, os analistas esperam que a companhia se torne uma das histórias de crescimento mais rápido do universo de cobertura do BTG, com um preço/lucro (P/L) inferior a 6x.